A Unilever lançou o protótipo de uma nova garrafa para detergentes em papel, que deverá ser colocada no mercado brasileiro no próximo ano, seguindo-se a sua expansão para outras regiões onde a multinacional está presente.

A garrafa foi desenvolvida em parceria com o consórcio Pulpex, uma colaboração entre a Unilever, a Diageo e outros membros da indústria.

A nova embalagem é feita a partir de uma pasta obtida de modo sustentável, que é revestida, no seu interior, com um revestimento exclusivo que a impermeabiliza, tornando-se adequada a conter líquidos. Foi concebida para ser reciclada no fluxo do papel e cartão.

Repensar as embalagens

A Unilever está também a avaliar a aplicação desta tecnologia em frascos de produtos para o cuidado do cabelo. “Para lidarmos com o desperdício de plásticos, necessitamos de repensar completamente o modo como desenhamos e embalamos os produtos”, afirma Richard Slater, chief R&D officer na Unilever. “Isto requer uma mudança drástica que apenas poderá ser alcançada através de uma colaboração a nível da indústria. A tecnologia à base de papel da Pulpex é um passo importante na direção certa e estamos muito entusiasmados por poder colaborar no teste a esta nova inovação para os nossos produtos”.

De acordo com a Unilever, o processo para criar uma solução de embalagem à base de papel reciclável, sem o uso de camadas adicionais de plástico, foi um enorme desafio, mas a tecnologia da Pulpex oferece uma solução promissora. “A inovação em materiais alternativos é uma parte importante da nossa estratégia de packaging sustentável e desempenhará um papel fundamental no nosso compromisso para reduzir para metade o uso de plástico virgem até 2025”, acrescenta.

Fonte: Grande Consumo

Siga-nos na sua rede favorita.