Tetra Pak, empresa de soluções de processamento e embalagem alimentar, está a trabalhar para introduzir no mercado a embalagem para produtos alimentares “mais sustentável do mundo”. Na sua visão esta embalagem seria “de cartão, fabricada exclusivamente a partir de materiais renováveis ou reciclados, obtidos de forma responsável, que seja totalmente reciclável e neutra em emissões de carbono”. Este objetivo faz parte da sua campanha global “Go Nature. Go Carton” (“Escolha Natureza. Escolha Cartão.”), lançada agora em Portugal, anuncia a empresa, em comunicado.

Para a Tetra Pak os desafios que tem de enfrentar são os seguintes:
  • Substituir os materiais com origem em fontes finitas por materiais renováveis, provenientes de fontes responsáveis, de origem vegetal;
  • Utilizar material reciclado certificado nas embalagens, sempre que seja compatível com a segurança alimentar;
  • Alcançar a produção e distribuição das embalagens neutras em carbono;
  • Conceber embalagens seguras e funcionais que garantam que o desperdício alimentar é reduzido e que os alimentos cheguem a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, sem perder o seu valor nutricional;
  • Assegurar que todas as embalagens são completamente recicláveis, apoiando um sistema de reciclagem integrado que mantenha os materiais em utilização.
Nesse sentido, a empresa de embalagens alimentares tem em curso as seguintes iniciativas:
  • Atualmente, todas as embalagens de cartão da Tetra Pak têm certificação FSC® (Forest Stewardship Council®). Além disso, a Tetra Pak foi a primeira empresa de embalagens a utilizar polímeros de origem vegetal, provenientes da cana-de-açúcar, com certificação Bonsucro.
  • A empresa comprometeu-se a incluir, a partir deste momento e até 2025, no mínimo, 10% de polímeros reciclados nas suas embalagens comercializadas na Europa, e já deu início à realização de testes em plásticos reciclados que obtiveram a certificação RSB.
  • Quer reduzir para zero as emissões líquidas de gases de efeito de estufa nas suas próprias operações e a utilizar 100% de eletricidade renovável em 2030.
  • A Tetra Pak afirma que desenvolve continuamente embalagens para alimentos que garantem a segurança e ajudam a reduzir o desperdício alimentar. Além disso, diz disponibilizar tecnologias avançadas de processamento e embalagem de alimentos, com formas e tamanhos adaptados às necessidades atuais.
  • A Tetra Pak comprometeu-se a melhorar a capacidade de reciclagem da própria embalagem e a apoiar o desenvolvimento de sistemas integrados de recolha, classificação e reciclagem dos resíduos

O Diretor-Geral da Tetra Pak Iberia, Ramiro Ortiz, afirma : “Na Tetra Pak, estamos a traçar o percurso rumo à embalagem mais sustentável adequada para uso alimentar. Mas não estamos sozinhos neste caminho. Com o apoio dos nossos clientes, colaboradores e sócios, podemos marcar a diferença”.

Fonte: Distribuição Hoje

Siga-nos na sua rede favorita.