O ISQ participa no maior e mais complexo projecto de telescópio espacial da NASA: o James Webb Space Telescope (JWST) é considerado o telescópio espacial mais poderoso já construído e o ISQ está a dar apoio a esta arrojada missão espacial.

O sucessor do telescópio espacial Hubble, o James Webb Space Telescope (JWST) está programado para ser lançado no dia 17 de dezembro a bordo do foguetão Ariane 5, no Centre Spatial Guyanais (Europe’s Spaceport – European Space Agency ESA), perto de Kourou, na Guiana Francesa.

Nas suas funções, compete ao ISQ a verificação da conformidade dos testes elétricos e de radiofrequência (antenas), abastecimento do tanque de combustível e as respetivas operações de pressurização, bem como a integração final no lançador.

Pedro Matias, presidente do ISQ afirma que "O ISQ, através da sua presença na ESQS (Europe Spatial Qualité Sécurité) está envolvido na missa do Webb Space Telescope a acompanhar a segurança das operações, através da verificação - do ponto de vista da salvaguarda e proteção do meio ambiente - da conformidade do satélite (incluindo procedimentos operacionais) com os regulamentos, dos estudos de segurança e licenças de operação, fornecendo ainda o suporte para o desenrolar das operações de preparação final antes do lançamento."

Com o novo telescópio James Webb é possível dar mais um passo em termos de observação do cosmos. O Webb será capaz de observar a formação das primeiras galáxias, estudar a sua evolução, ver a produção dos elementos pelas estrelas e acompanhar os processos de formação das estrelas e dos planetas.

A nossa experiência nesta área já vem de longa data. Prestamos serviços de Quality Assurance/Quality Control (QA/QC) no Centro Espacial Europeu (CSG), na Guiana Francesa, há quase duas décadas, com uma equipa magnífica e de excelentes Colaboradores que está permanentemente na base aeroespacial em Kouru. Também trabalhamos ao nível da qualidade operacional (qualidade a bordo e qualidade no solo) dos sistemas de lançamento Ariane 5, Soyuz e Veja”, completou Pedro Matias.

Siga-nos na sua rede favorita.