Cada vez mais as grandes empresas procuram melhorar a sua pegada ambiental e encontrar soluções para reduzir as emissões de carbono.

Neste sentido, a EDP comprometeu-se a investir em projetos de hidrogénio renovável com 1,5 GW de capacidade até 2030. O investimento envolverá a reconversão de antigas centrais a carvão em centros de hidrogénio, mas também a aposta em novas unidades de produção.

O novo objetivo da empresa, anunciado na COP26 - Conferência do Clima das Nações Unidas, torna a EDP numa das 28 empresas que assumiram o compromisso H2Zero do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development no sentido de acelerar o desenvolvimento de hidrogénio renovável a uma escala global.

O projeto será instalado nos terrenos da antiga central a carvão de Sines, e visa contribuir para que a Europa alcance a eletrólise ecológica, e a um preço acessível à escala do GW em 2030, desenvolvendo e demonstrando um eletrolisador alcalino pioneiro de 100 MW em TRL8, impulsionando a expansão, normalização e automatização da produção.

Nas palavras de Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da Empresa, A EDP tem clara noção de que o combate às alterações climáticas é urgente e exige ação imediata. É por isso que temos o objetivo de garantir uma produção de energia 100% renovável até 2030 e estamos a dar passos concretos no sentido de apoiar a descarbonização de todos os setores da economia”.

Nota para o Plano Estratégico da empresa energética que já tinha previsto um investimento em 250 MW de capacidade de eletrolisadores de hidrogénio até 2025. Além do mais, a EDP Renováveis e a Repsol anunciaram recentemente que vão trabalhar em conjunto na avaliação de novas oportunidades de investimento em projetos de hidrogénio renovável na Península Ibérica.

Siga-nos na sua rede favorita.