Edições

VULCANO

2022

Foi há 45 anos que se acendeu, em Aveiro, a primeira chama do que viria a ser a VULCANO. Fruto de uma estratégia focada na inovação, a Marca é hoje uma referência nas suas áreas de negócio – água quente, aquecimento, solar e climatização – tendo procurado, de forma contínua, colocar a tecnologia ao serviço da sustentabilidade. É essa a razão da aposta na utilização de energias renováveis e no desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes.

VULCANO
valores da marca

Inovação, proximidade e sustentabilidade ambiental constituem os valores em que a VULCANO tem alicerçado a sua estratégia e o seu sucesso. O primeiro pilar, a inovação, está no centro de toda a estratégia da Marca. Através de um investimento regular e sustentado em investigação e desenvolvimento, a VULCANO tem conseguido ampliar o seu leque de produtos e obter tecnologias mais avançadas, contribuindo para a apresentação de novos produtos que se destacam no mercado pelas suas qualidades de performance e eficiência. Desde os esquentadores termostáticos, à tecnologia de condensação, passando pelas soluções solares térmicas, bombas de calor e gama de ar condicionado, todos os produtos são pensados para maximizar o conforto e o bem-estar. Colocando a inovação ao serviço da eficiência energética, a VULCANO garante o respeito pelo meio ambiente. Relativamente ao segundo pilar, a VULCANO pauta-se por valores que conferem um elevado nível de proximidade com os seus clientes, apostando no desenvolvimento de produtos que respondem às suas necessidades e que garantem um efeito direto no dia a dia dos portugueses. Esta proximidade ao mercado faz com que a Marca se distinga pelo apoio aos consumidores e parceiros de negócio, tanto ao nível dos produtos como dos serviços que disponibiliza. Por fim, a missão de contribuir para um futuro mais verde. A VULCANO segue uma visão pioneira, que lhe tem permitido antecipar as tendências de sustentabilidade e responder eficazmente aos novos paradigmas do mercado

produtos e desenvolvimentos futuros

Notabilizada pelo seu desenvolvimento de esquentadores, a forte aposta da VULCANO em investigação e desenvolvimento tem-lhe permitido alargar o leque de soluções de água quente e climatização, cada vez mais eficientes em termos de desempenho e com maior versatilidade de resposta às crescentes necessidades do mercado. Em 2022, a maioria dos aparelhos de combustão VULCANO – esquentadores e caldeiras – já comporta a utilização do hidrogénio verde, de acordo com as metas estabelecidas para o curto prazo. Os desafios trazidos pela transição energética fizeram também a Marca colocar o seu foco no desenvolvimento de produtos com apoio de energia elétrica, bem como de bombas de calor para aquecimento de águas sanitárias.

Para além de uma ampla oferta de produtos, o seu conjunto de serviços permite à VULCANO oferecer um apoio total e de excelência aos seus parceiros de negócio e consumidores. Este suporte começa logo com a valorização das competências dos profissionais do sector e que trabalham com os seus produtos, através da oferta de um espaço de formação e certificação nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização – o Instituto de Formação Vulcano. Os clientes profissionais contam ainda com uma equipa de forte cariz técnico, além do apoio do Gabinete de Projetos e Dimensionamentos. Dada a natureza dos produtos, os clientes finais têm à sua disposição vários serviços de pós-venda, nomeadamente os contratos de manutenção de assistência técnica, prestada por uma rede de Postos de Assistência Técnica Certificados, com cobertura em todo o País, e com resposta entre 24h e 48h.

mercado

A VULCANO opera no mercado das soluções de água quente e climatização para o segmento residencial. Estima-se um universo de aproximadamente seis milhões de habitações, com uma percentagem baixa de novas construções e uma tendência crescente na reabilitação. Como reportam os diferentes estudos realizados, a VULCANO é líder de mercado na sua área de atuação (fonte: BRG Building Solutions – The European Heating Product Markets 2022). Este patamar é atingido graças aos produtos diferenciadores, mas também à portugalidade da Marca e à sua forte presença junto das famílias portuguesas, geração após geração

COMUNICAÇÃO

Desde o seu começo, a Marca VULCANO tem realizado um esforço de comunicação forte e contínuo junto do mercado. Todos os lançamentos de novos produtos foram difundidos através de campanhas multimeios - above e below the line - e de ações complementares nos pontos de venda. 

A utilização dos meios digitais criou novas oportunidades de interação com o consumidor, levando a Marca a otimizar os conteúdos e funcionalidades das suas plataformas, mas também a formular uma nova estratégia de comunicação segmentada por público-alvo.

Como prova do sucesso deste percurso, a Marca apresenta o maior índice de notoriedade na sua área de atuação, em termos de recordação espontânea (fonte: Brand Funnel B2C 2022).

vantagens competitivas

A atuação da Marca, ao longo dos anos, tem merecido o reconhecimento do público e a conquista de importantes distinções. 

A VULCANO é responsável pelo desenvolvimento, fabrico e comercialização de uma completa e variada gama de produtos – ar condicionado, esquentadores e termoacumuladores, caldeiras e aquecimento central e solar -, que oferecem as melhores soluções de climatização e de água quente para consumo sanitário e para aquecimento central. Com a criação do Centro de Desenvolvimento de Água Quente em Aveiro, a Marca aprofundou o seu foco na inovação e os resultados não tardaram a surgir.

Os esquentadores Click HDG e Click! ganharam o prémio internacional 2006 de design industrial 'iF', num dos concursos mais conceituados a nível mundial na área do design industrial. O ano de 2011 ficou marcado com o 1.º lugar conquistado pela VULCANO no “Prémio Produto Inovação COTEC – Unicer”, destinado a distinguir os produtos mais inovadores em Portugal.
O esquentador Sensor HDG recebe, assim, esta prestigiada distinção, entre mais de 30 candidaturas, no âmbito do 8.º Encontro Nacional de Inovação COTEC.

Em 2017, a VULCANO vence a 9.ª edição dos Green Project Awards, na categoria “Produto ou serviço”, com o Esquentador Sensor Connect, o primeiro esquentador termostático compacto com tecnologia de conectividade, produzido em Portugal, com design exclusivo e inovador. Este aparelho volta a ser premiado, nesse mesmo ano, nos Prémios Inovação na Construção 2017, na categoria “Material elétrico, eletrónico e domótica”.

Em 2022, a VULCANO é eleita uma Superbrand Nacional, distinguindo-se como Marca de Excelência em Portugal.

Todo este reconhecimento faz com que a VULCANO se orgulhe do caminho percorrido e que lhe permite ter os olhos postos no futuro, com toda a confiança.

VULCANO
sabia que?

Em 2022, foram lançadas duas novas gamas de caldeiras de condensação: a Aquastar Connect e a Eurostar Connect. Estes aparelhos destacam-se pelo seu design inovador, eficiência energética e elevado nível de fiabilidade. São ainda mais fáceis de instalar, com componentes fiáveis e um interface muito intuitivo. 

O ano de 2022 contou ainda com o lançamento da gama Aquasmart 2 (modelos 260 litros e 200 litros), a mais recente geração de bombas de calor para AQS.

Com os novos esquentadores e as novas caldeiras de condensação, preparados para a introdução de hidrogénio, a VULCANO posiciona-se na vanguarda da sustentabilidade e cumpre as metas de descarbonização estabelecidas.

O Instituto de Formação Vulcano (IFV) foi a última grande aposta da Marca no âmbito da formação. O objetivo passa por um espaço de formação e certificação dos profissionais, nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização. O IFV propõe um modelo diferenciador, assente num percurso formativo estruturado e organizado em diferentes níveis, que permite, simultaneamente, o desenvolvimento de competências e a qualificação dos profissionais.

A ligação às pessoas continua a ser central para a estratégia da Marca.
Com vista a uma ainda maior proximidade aos parceiros e consumidores, a VULCANO tem-se adaptado a uma presença crescentemente digital, melhorando a experiência do utilizador
e a eficácia da
resposta.