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ALDI

2021

O sector do retalho alimentar é repleto de alternativas. Hoje, as pessoas podem comprar qualquer coisa, a qualquer altura e a partir de qualquer lugar. Ao manter a sua essência “discount”, a ALDI está focada em oferecer aos seus clientes tudo o que precisam para o seu dia a dia e muito mais, de forma simples, rápida e diferente, proporcionando uma excelente relação de qualidade dos produtos com preços baixos. É aqui que a ALDI faz a diferença.

ALDI
valores da marca

A essência ALDI reflete-se num posicionamento que assenta na oferta de produtos frescos e de Marca Própria, de elevada qualidade, a preços acessíveis. Desde a sua entrada no mercado nacional, em 2006, que a ALDI tem demonstrado uma grande preocupação e capacidade de adaptação às necessidades e características do consumidor português. A aposta que tem feito em produtos nacionais é um reflexo notório desse cuidado. Existem categorias – como é o caso da fruta, dos legumes e da carne fresca -, cujos produtos das Marcas exclusivas ALDI já são, na sua maioria, de origem portuguesa. Por outro lado, a inovação também é uma das principais características da ALDI. Tanto ao nível das suas Marcas Próprias, como nas oportunidades semanais, a Marca tem reforçado a oferta de produtos diferenciadores que potenciem uma experiência de descoberta aos consumidores. Paralelamente, e enquanto empresa, a ALDI está ciente do impacto da sua atividade empresarial para o ambiente e para a sociedade. É por isso que a ALDI tem procurado destacar-se ao reforçar o seu sortido de Marcas Próprias com uma vasta gama de produtos de origem biológica, vegetariana e vegan, sem glúten e sem lactose. Através destes artigos, o “discounter” conseguiu, não só dar resposta às necessidades na alimentação dos consumidores, como ter um impacto positivo no ambiente, ao controlar toda a cadeia de valor envolvida na produção destes produtos. A oferta de produtos alimentares mais sustentáveis, certificados por normas internacionalmente reconhecidas e devidamente identificados com os respetivos selos é ampliada de forma continua, nomeadamente, nos artigos de peixe e marisco (MSC, ASC), cacau, chá, café e frutas (Fairtrade, UTZ, Rainforest Alliance), produção biológica controlada, produtos vegetarianos
e vegan. No âmbito da responsabilidade corporativa, em todas as suas lojas em Portugal, a ALDI procede à doação de excedentes alimentares a mais de 50 organizações locais e regionais. Também este ano, a ALDI aderiu ao Movimentos “Unidos Contra o Desperdício” e ao “Pacto Português para os Plásticos” de modo a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a promoção da Economia Circular.

produtos e desenvolvimentos futuros

2021 foi um ano de crescimento e novidades para a ALDI, não apenas pelo número recorde de lojas que abriu, mas também pela inovação ao nível dos formatos: em Picoas, inaugurou a sua primeira loja de proximidade e em Albufeira, abriu o maior espaço da Marca em Portugal, com dois andares de estacionamento. Com a abertura da loja em Picoas, a ALDI introduziu um novo formato, cujo objetivo é reforçar a sua presença nos principais centros urbanos. Também em 2021, e de maneira a proporcionar aos clientes uma solução prática e intuitiva de fazer compras, a ALDI começou a fazer entregas ao domicílio na zona da Grande Lisboa, através da plataforma Glovo.

mercado

Em Portugal desde 2006, a ALDI conta com mais de 100 lojas em Portugal e cerca de 2500 colaboradores. Em 2021, as lojas ALDI tiveram uma evolução na sua organização, e o foco passou a estar na zona de frutas e legumes, categoria que agora está destacada na entrada de loja, transmitindo uma imagem de frescura e variedade. Por outro lado, as promoções, as oportunidades semanais e as semanas temáticas – como é o caso das semanas onde há destaques para produtos característicos do Brasil, Itália, México, entre outros -, passaram a estar concentradas no centro da loja. Através desta distribuição e graças ao novo layout, a ALDI pretende proporcionar uma experiência de compra mais simples e agradável aos seus clientes: maior destaque e facilidade de acesso a categorias mais procuradas; espaços amplos e luminosos; e identificação clara dos produtos.
Até 2025, a ALDI Portugal pretende ultrapassar as 200 lojas, abrindo espaços em novas localidades, e reforçar a sua presença em zonas onde já é conhecida, como é o caso dos centros urbanos.

COMUNICAÇÃO

Se em 2020 a ALDI começou a dar os primeiros passos para uma abordagem de comunicação mais próxima dos consumidores, em 2021 este processo já conquistou outra dinâmica e teve um papel muito importante, destacando os pontos fortes da Marca e indo ao encontro das necessidades das famílias portuguesas. Para além da Páscoa e do 15º aniversário, em 2021, a ALDI procurou reforçar o seu posicionamento e mostrar a sua oferta através de várias campanhas: houve uma dedicada aos produtos-chave de mercearia, outra baseada na qualidade dos frescos e, antes do verão, surgiu uma campanha que destacava a Marca Própria de produtos biológicos da ALDI, a Gut Bio.

Por outro lado, e num momento em que tantas famílias sentiram os efeitos da crise, a ALDI apresentou propostas inovadoras, como o “Carrinho de Compras “, onde a Marca provou aos clientes que era possível levarem para casa um carrinho com 55 produtos essenciais, por apenas 45€; e a campanha “XXL”, na qual os consumidores podiam levar os produtos do seu dia a dia, em formato macro, a preços micro. Também ao nível do digital, a ALDI lançou uma campanha designada “Verde para Crer”, cujo objetivo era oferecer aos seus clientes algumas propostas que promovem um estilo de vida mais equilibrado, a preços acessíveis. A campanha inspirou-se no racional da dieta flexitariana, que consiste em reduzir o consumo de carne e peixe, privilegiando ingredientes e produtos de origem vegetal e deixando os de origem animal para ocasiões pontuais. Ao apostar na partilha de receitas fáceis, práticas e saudáveis, a ALDI reforçou a divulgação da sua gama de produtos biológicos e de frutas e legumes frescos, para ir ao encontro das necessidades dos consumidores que manifestam uma preferência por produtos de origem vegetal e que procuram ter um regime alimentar mais saudável e mais sustentável.

vantagens competitivas

A aposta da ALDI em Marcas Próprias e produtos nacionais tem sido reforçada, e os resultados estão à vista: 22 produtos distinguidos nos Prémios Sabor do Ano 2021, outros foram eleitos “Escolhas Deco” e, mais recentemente, a Marca Gut Bio da ALDI, foi eleita “Escolha do Consumidor”, como Melhor Marca de Distribuição Alimentar Biológica.

O galardão Superbrands é outra das distinções que posiciona a ALDI como uma referência no mercado, uma Marca de Excelência em Portugal.

ALDI
sabia que?

• Desde o início da pandemia da COVID-19 que as equipas ALDI sempre se mostraram disponíveis para continuar a servir os portugueses. Adaptaram-se aos novos horários, às restrições e às medidas de higiene exigidas, muitas vezes de um dia para o outro, sem hesitar.

• As redes sociais e os canais de apoio ao cliente foram imprescindíveis para uma comunicação clara e transparente que a ALDI considera ter sido bastante eficiente durante a pandemia. Através destes canais, foi possível manter um contacto próximo com os consumidores e incentivar e agradecer aos colaboradores ALDI, que estiveram sempre disponíveis e motivados para continuar a trabalhar.

• A ALDI priviligia desde sempre os produtores nacionais em várias categorias, como na fruta, legumes e carne fresca.

Ricardo Santos
Ricardo Santos

MarCom Managing Director

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