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ALDI

2020

Pioneira no segmento discount, a Marca ALDI teve origem em 1913, num negócio familiar em Essen-Schonnebeck, na Alemanha. A família Albrecht criou a Empresa a partir da abreviatura de Albrecht Discount e, mais tarde, os irmãos Karl e Theo Albrecht dividiram-na em dois Grupos: o ALDI Nord e o ALDI Süd. Em Portugal desde 2006, a cadeia pertence ao Grupo ALDI Nord, presente em nove países europeus, e tem como foco a oferta de uma seleção de produtos diferenciadores e exclusivos, de elevada qualidade, a preços baixos.

ALDI
valores da marca

Simples, Responsável e Fiável são os valores comerciais e os alicerces do sucesso do Grupo ALDI Nord, que sublinha a sua atuação em benefício dos clientes e do cumprimento do compromisso de qualidade máxima a um preço competitivo. Enquanto empresa internacional de retalho no ramo alimentar, a ALDI está ciente que as decisões diárias do Grupo têm efeito em toda a cadeia de abastecimento e, por isso, assume a responsabilidade de criar condições de trabalho seguras e justas, bem como promover a proteção do ambiente e dos recursos naturais, de modo a contribuir para um desenvolvimento positivo, sustentável e responsável.

A oferta de produtos alimentares sustentáveis, certificados por normas reconhecidas e devidamente identificados com os respetivos selos, é ampliada de forma frequente, nomeadamente, nos artigos de pescado e marisco (MSC, ASC), cacau, chá, café e frutas (Fairtrade, UTZ, Rainforest Alliance), produção biológica controlada, produtos vegetarianos e vegan. Em 2019 foi publicado o 3.º Relatório de Sustentabilidade do grupo ALDI Nord. Em Portugal destacam-se as seguintes conquistas: mais 48% de oferta de artigos biológicos; triplo da oferta de bens alimentares de Marca Própria  rotulados como vegetarianos e/ou vegan; e mais 50% do número de artigos de pescado de Marca Própria certificados pelo MSC, ASC, GLOBALG.A.P. ou EU-Bio. Há ainda a destacar o facto de mais de 90% dos seus produtos de Marca Própria de madeira e/ou de cartão e papel terem obtido uma certificação FSC® ou PEFCTM.

Em 100% das suas lojas em Portugal, a ALDI procede à doação de bens alimentares ainda consumíveis, mas não vendáveis, a mais de 40 organizações locais e regionais para ajudar pessoas carenciadas em todo o País.

Em 2020, a ALDI assinou o Compromisso "Lisboa Capital Verde 2020 - Ação Climática Lisboa 2030", no qual se compromete a implementar um conjunto de medidas nas áreas da energia, água, economia circular, cidadania e participação, e mobilidade.

produtos e desenvolvimentos futuros

Orientado para o cliente desde sempre, a essência da ALDI é oferecer produtos de elevada qualidade a um preço acessível. Por isso, aposta num vasto sortido único de produtos de Marca Própria, que proporcionam uma verdadeira experiência de descoberta a todos os consumidores. Da sua oferta regular, destacam-se os seus frescos (fruta e legumes, peixe e carne fresca); o pão e a pastelaria, com um sortido diferenciador de elevada qualidade, já várias vezes distinguido pelos prémios Sabor do Ano; a oferta de variadas refeições de conveniência, prontas a comer, saborosas e práticas como as saladas, sanduíches ou os smoothies de fruta; e o exclusivo sortido de produtos biológicos de Marca Própria GUT BIO®.

Este sortido conta com uma variedade alargada de produtos que respeitam tanto o bem-estar animal, como o equilíbrio dos solos, da água e do ar, promovendo uma agricultura mais sustentável, amiga do ambiente, maior biodiversidade e sem recurso a Organismos Geneticamente Modificados (OGM), nano materiais ou radiações ionizantes. Relativamente ao segmento não alimentar, os clientes da ALDI encontram semanalmente, nas suas lojas, oportunidades de bazar, bricolage, decoração, jardim, vestuário, entre muitos outros produtos únicos, que vão ao encontro das necessidades e expectativas de todos os consumidores.

mercado

Em Portugal desde 2006, a ALDI tem, em 2020, mais de 80 lojas em Portugal, com representação geográfica de norte a sul do País e conta com mais de 2000 colaboradores. Até 2024, assume ter um plano de expansão ambicioso, não só com vista a entrar em novas geografias, mas também, a reforçar a sua presença em vários centros urbanos. Desde 2017 que a ALDI Portugal tem apostado na modernização das suas lojas, através do projeto de conversão "ANIKO" (ALDI Nord Instore Concept), que tem permitido transformar as suas lojas em superfícies mais modernas e atrativas, onde os clientes se sentem mais confortáveis e orientados, podendo desfrutar de um sortido local, com um reforço de produtos frescos (fruta, legumes, peixe, carne e pão), produtos biológicos, vegetarianos, vegan e de conveniência.

COMUNICAÇÃO

Na sequência da sua forte expansão, em 2018 e 2019, a ALDI começa a dar os primeiros passos na definição e desenvolvimento da sua estratégia de comunicação integrada, apostando em novos canais e formatos, para chegar a um número cada vez mais elevado de atuais e potenciais clientes. Em 2020, lançou-se nas redes sociais Facebook e Instagram, tendo já despertado o interesse de um elevado número de seguidores. Em julho de 2020, assinalou o seu 14.º aniversário em Portugal, com uma campanha de comunicação na rádio e nos meios digitais, em que sorteou 10 carrinhos de compras durante um ano e ofereceu 40.000 toalhas de praia, aos seus clientes. Em outubro estreou-se em televisão, lançando a sua assinatura de Marca "ALDI faz a diferença".

vantagens competitivas

Desde o surgimento da Marca, em 1913, que a qualidade é um dos valores-chave dos seus produtos exclusivos e de Marca Própria que, aliados a um preço acessível, competem diretamente com os produtos de Marca de Fabricante. Prova disso são os 35 prémios conquistados na edição de 2020 dos Prémios Sabor do Ano, atribuídos por um painel de
80 consumidores, que avaliou a satisfação global do produto, o aspeto, odor, textura e sabor, em comparação com produtos concorrentes. 2020 foi ainda o ano em que a ALDI foi distinguida com o Selo Superbrands, uma Marca de Excelência em Portugal, eleita pelos consumidores e por um painel de especialistas.

ALDI
sabia que?

Durante o período de confinamento, a ALDI focou-se em informar e esclarecer sobre o funcionamento das lojas e o cumprimento das normas de segurança, de modo a aumentar o sentimento de confiança de todos os clientes.

A instalação de cortinas acrílicas de proteção nas linhas de caixa, a disponibilização de luvas e álcool gel, a marcação de distâncias de segurança e a certificação COVID SAFE da APCER em todas as suas lojas, são alguns exemplos de como a cadeia, rapidamente, antecipou necessidades e respondeu ao contexto vivido.

A ALDI foi a primeira a implementar, a nível nacional, o acesso facilitado às lojas para os profissionais da linha da frente no combate à COVID-19, disponibilizando-lhes um horário exclusivo de atendimento. Foram, também, realizadas diversas doações de bens alimentares e não alimentares a vários hospitais a nível nacional, como forma de apoio aos profissionais de saúde.

A Empresa, já anteriormente comprometida com a produção nacional, aprofundou o seu compromisso de apoio aos produtores portugueses, aumentando cada vez mais a presença de produtos portugueses no seu sortido de frutas, legumes e carne fresca, neste último caso, a ultrapassar já os 90% de referências nacionais.

A ALDI acredita que a sua aposta nas redes sociais e nos canais de apoio ao cliente foi imprescindível e bastante eficiente, pois permitiu criar um contacto próximo com os consumidores, bem como incentivar e agradecer aos colaboradores, que estiveram sempre presentes na linha da frente.

Ricardo Santos
Ricardo Santos

MarCom Managing Director

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