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VISTA ALEGRE

2019

Insígnia de apelo universal, a VISTA ALEGRE, uma Marca única em Portugal, continua a investir no design de referência e na qualidade de fabrico, aliado a uma ambiciosa política de expansão internacional. Sendo escolhida por um público cada vez mais diversificado, a VISTA ALEGRE disponibiliza uma oferta crescente de peças em porcelana, cristal e vidro, consolidando-se como um exemplo de inovação e vitalidade ímpares num mercado global altamente competitivo.

VISTA ALEGRE
valores da marca

Os valores desta Marca centenária continuam a refletir a visão do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto, obreiro do primeiro complexo industrial em Portugal, um homem à frente do seu tempo, pela visão humanista e filantrópica que colocou em todos os seus ambiciosos projetos de empreendedorismo. Foi ele que, há mais de 195 anos, lançou os pilares para a longevidade e sucesso da VISTA ALEGRE.

A VISTA ALEGRE está não só intimamente ligada à cultura portuguesa, graças a múltiplas colaborações com artistas portugueses de renome, como também se associa a criadores de todo o mundo, apostando igualmente na promoção de novos talentos, através de iniciativas como as residências artísticas ID Pool - International Design Pool.

Uma estratégia que contribui, desde 1824, para a construção da sua identidade singular, contemporânea e cosmopolita, sempre atenta ao seu inestimável património histórico.

Em 2001, num passo estratégico para o seu crescimento e projeção nacional e internacional, o Grupo VISTA ALEGRE funde-se com o Grupo Atlantis, dando origem a uma das maiores empresas europeias de tableware e giftware: o Grupo VISTA ALEGRE Atlantis. Em 2009, a empresa é adquirida pelo Grupo Visabeira, adquirindo uma dimensão e projeção crescentes a nível mundial.

Em 2016, os segmentos de porcelana, cristal e vidro agregam-se sob um mesmo nome, VISTA ALEGRE, facilitando assim a implementação internacional da Marca, mas mantendo inalterados as estruturas e o conjunto de competências na origem do sucesso e reputação dos seus produtos.

Neste processo de transição e consequente expansão revelaram-se decisivas as parcerias estabelecidas com designers, ilustradores, artistas plásticos, arquitetos e fotógrafos, entre outros criadores de todo o mundo, além de outras Marcas de projeção global, como a Christian Lacroix Maison, Oscar de la Renta ou a Pineda Covalin, a mais prestigiada insígnia de luxo mexicano, assinalando a entrada da VISTA ALEGRE no importante mercado sul-americano.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em 2019, a VISTA ALEGRE continuou a demonstrar a sua capacidade criativa e inovadora com projetos diferenciadores, que levam o nome da Marca e do País aos quatro cantos do mundo.
O ano foi marcado por um grande enfoque na responsabilidade social ambiental, que se traduziu no lançamento de extraordinárias coleções com um propósito solidário. É o caso da coleção Amazónia, desenvolvida em parceria com a ONG brasileira Ecoarts Amazônia, trabalhando de forma colaborativa com as comunidades locais com vista à preservação, divulgação e sustentabilidade da maior floresta tropical do mundo. Parte das receitas das vendas desta coleção, uma das maiores e mais completas de sempre da história da empresa, reverterão para o projeto “Floresta de Alimentos”, que irá plantar espécies autóctones de árvores de fruto em comunidades e aldeias indígenas do Mato Grosso. Também em 2019 e no âmbito da sustentabilidade e promoção da biodiversidade, foi apresentada a coleção Endangered, que alerta, em peças decorativas de grande mestria escultórica, para quatro espécies severamente ameaçadas de extinção. Parte das receitas das vendas desta coleção reverterão para projetos ligados à recuperação do lince ibérico.

Este ano, e após conquistar 43 prémios internacionais pela excelência do design dos seus produtos, a VISTA ALEGRE voltou a surpreender o mercado com a entrada no segmento do Mobiliário exclusivo, através de uma parceria estabelecida com a prestigiada Marca Boca do Lobo. Assim, nasceu Once Upon a Time, um cabinet integralmente manufaturado pelos pintores da Marca, numerado e limitado a apenas oito exemplares.

A inovadora coleção de iluminação da VISTA ALEGRE também apresentou novos modelos em 2019, com parcerias estabelecidas com os reputados designers Arik Levy e Jo Sampson. Este ano representou igualmente um ponto alto na arte vidreira, com a apresentação de novos modelos da surpreendente coleção artesanal de art crystal and glass - Única, oriunda da estreita cumplicidade entre os mestres vidreiros e os
designers internos da Marca. Os mestres lapidários
da VISTA ALEGRE revelaram a sua mestria na apresentação, em 2019, da coleção Art Doublé.

mercado

A VISTA ALEGRE tem a sua sede em Ílhavo e opera em quatro unidades industriais situadas na Região Centro. Em Portugal, detém 32 lojas próprias, cinco delas outlet. Em Espanha, encontra-se representada em 46 áreas comerciais, possuindo uma flagship store em Madrid e outra no coração de Barcelona. No Brasil, destaca-se uma loja em São Paulo com cerca de 330 m2. Dando continuidade à sua estratégia de internacionalização, e afirmando a sua presença em grandes capitais, a VISTA ALEGRE prevê a abertura de uma flagship store em Paris.

Atualmente, a VISTA ALEGRE exporta 75,8%
da sua produção. A Marca portuguesa registou uma taxa de crescimento dos seus lucros em 99% no primeiro semestre de 2019,
para 3,7 milhões de euros, registando um volume de negócios de 11,5 milhões de euros.

COMUNICAÇÃO

A comunicação da VISTA ALEGRE – que espelha o reposicionamento da Marca, a sua aposta na inovação, no design e na internacionalização - tem sido consistentemente distinguida por prémios internacionais, como o German Design Award. O catálogo anual da VISTA ALEGRE, a peça de comunicação mais importante da Marca, este ano é dedicado aos clientes. Para o desenvolver, a insígnia tentou saber, junto dos mesmos, o que os motiva na escolha das criações VISTA ALEGRE, e quais as histórias e os sentimentos que os ligam à Marca.

vantagens competitivas

Hoje, a VISTA ALEGRE é mais do que uma fábrica de porcelana – o Lugar da VISTA ALEGRE, em Ílhavo, frente ao espelho de água do Rio Bôco, é um conjunto arquitetónico de inegável interesse, um lugar cheio de memórias sociais e artísticas que são pilares da identidade nacional portuguesa. A riqueza da história, os valores culturais, artísticos e humanitários e a tradição universalista da VISTA ALEGRE fazem parte da identidade da empresa, que é frequentemente visitada por personalidades nacionais e internacionais. Em junho de 2016, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve em Ílhavo para inaugurar a reabilitação de todas as instalações da VISTA ALEGRE. Este património único, que tem sido o terreno fértil para as raízes da Marca, tem sido cada vez mais reconhecido mundialmente, tendo sido distinguido, pela Comissão Europeia, com o prémio RegioStars, que distingue os melhores projetos europeus na categoria «Escolha do Público».

Os diversos prémios recebidos nos últimos anos pela Marca, entre os quais o Red Dot Design Award, Wallpaper Design Award, Good Design Award e German Design Award, vêm reafirmar a VISTA ALEGRE como uma referência no âmbito do design e da criação artística. Até Setembro de 2019, a VISTA ALEGRE já arrecadou 17 prémios internacionais de design, demonstrando assim, ano após ano, a sua vitalidade e capacidade de reinvenção, que conferem à Marca um estatuto consensual de trend-setter à escala global, definindo e antecipando as tendências mais inovadoras, ao mesmo tempo que assume o compromisso com a sua história e tradição.

VISTA ALEGRE
sabia que?

Em Maio de 2019, cinco representantes indígenas da tribo Amazónica dos Kayapó empreenderam a aventura de uma vida,
ao atravessar o Atlântico até Portugal, para o lançamento da coleção Amazónia.

Inaugurado em 1964, o Museu VISTA ALEGRE dedica-se a promover a apreciação e interpretação do património industrial da Marca e ainda o percurso histórico da sua comunidade operária. Foi distinguido, em 2017, pela Associação Portuguesa de Museologia, com
a menção honrosa "Melhor Museu Português", e recebeu os prémios "Merchandising Cultural" e "Trabalho de Museologia".

NUNO BARRA
NUNO BARRA

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