Edições

VISTA ALEGRE

2018

Insígnia de apelo universal, a VISTA ALEGRE regista um índice de notoriedade espontânea superior a 98%, reafirmando a cada ano este nível de reconhecimento junto de consumidores e especialistas. Algo só possível através de um contínuo investimento no design de referência e na qualidade de fabrico, aliado a uma política de expansão a novos mercados. Sendo escolhida por um público cada vez mais diversificado, a VISTA ALEGRE disponibiliza uma oferta crescente de artigos de “tableware”, “hotelware” e “giftware”, nos segmentos da porcelana, vidro e cristal de alta qualidade, consolidando-se como um exemplo de inovação e vitalidade num mercado global e altamente concorrencial.

VISTA ALEGRE
valores da marca

Os valores da Marca continuam a refletir os do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto, um homem à frente do seu tempo, na visão, no empreendedorismo e no sentido estético. Preservar, de forma consistente, valores-base como a qualidade de excelência, a sofisticação e a criatividade, ao longo de um percurso de quase duzentos anos, é um dos motivos de orgulho da Marca e uma componente essencial do seu perfil diferenciador.

A VISTA ALEGRE está não só intimamente ligada à cultura portuguesa, graças a múltiplas colaborações com artistas destacados, como também se associa, desde há muito, a criadores de todo o mundo, contribuindo inclusivamente para a promoção de novos talentos, através de iniciativas como as residências artísticas International Design Pool. Uma postura que contribui, desde 1824, para a construção da sua identidade singular, contemporânea e cosmopolita, sempre atenta ao seu inestimável património histórico.

produtos e desenvolvimentos futuros

Um passo importante no crescimento da Marca foi dado em 2001, quando o Grupo VISTA ALEGRE se juntou ao Grupo Atlantis, dando origem a uma das maiores empresas europeias de tableware e giftware: o Grupo VISTA ALEGRE Atlantis. Em 2009, a empresa é comprada pelo Grupo Visabeira, adquirindo uma dimensão e projeção crescentes a nível mundial e constituindo-se como um dos maiores grupos do sector na Europa.

Em 2016, os segmentos de porcelana, cristal e vidro agregam-se sob um mesmo nome, VISTA ALEGRE, facilitando assim a implementação internacional, mas mantendo inalterados as estruturas e o conjunto de competências na origem do sucesso e reputação dos seus produtos.

Neste processo de transição e consequente expansão revelaram-se decisivas as parcerias estabelecidas com designers, ilustradores, artistas plásticos, arquitetos e fotógrafos, entre outros criativos de todo o mundo. Igualmente relevante foi a sua associação a Marcas de projeção global, como a Christian Lacroix Maison, a Oscar de la Renta e, em 2018, a Pineda Covalin, a mais prestigiada insígnia de luxo mexicana que marcou a entrada da VISTA ALEGRE no importante mercado sul-americano.

Entre os vários projetos recentes da Marca, em parceria com criadores mundiais, cabe destacar o Blue Ming, nomeado para um German Design Award 2017 e o Blue Ming Bar, em cristal, assinados por Marcel Wanders, Folkifunki, com o designer espanhol Jaime Hayon. Em 2018, há ainda a referir o nono projeto conjunto entre a VISTA ALEGRE e a Christian Lacroix Maison, o conjunto de tableware e decoração Primavera.

Em parceria com o visionário designer britânico Ross Lovegrove, a VISTA ALEGRE desafiou os limites dos materiais e reinventou o sector da iluminação com a E2H – Earth to Humanity. Esta é uma coleção integrada numa linha de candeeiros contemporâneos – que aliam a porcelana e o cristal, criados por designers como Mendel Heit e Pablo Mateu Andújar - e modelos clássicos assinados, entre outros, por Sam Baron.

Este ano representou igualmente um ponto alto na arte vidreira da VISTA ALEGRE, com a surpreendente e única coleção artesanal de art crystal & glass, oriunda da estreita cumplicidade entre os mestres vidreiros e os designers internos da Marca.

mercado

A VISTA ALEGRE tem a sua base em Ílhavo e opera em quatro unidades industriais situadas na Região Centro. Em Portugal, detém 32 lojas próprias, cinco delas outlet. Em Espanha encontra-se representada em 46 corners no El Corte Inglés, possuindo uma flagship store em Madrid e outra no coração de Barcelona. No Brasil, destaca-se a sua loja em São Paulo, com cerca de 330 m2. Dando continuidade à sua estratégia de internacionalização, e afirmando a sua presença em grandes capitais, a VISTA ALEGRE prevê abrir uma novas flagship stores brevemente.

COMUNICAÇÃO

Reconhecida internacionalmente pela sua capacidade de superar as expetativas de clientes e de especialistas, criando coleções aplaudidas pelo seu design e decoração surpreendentes, mantendo uma identidade sempre reconhecível, a VISTA ALEGRE alarga consistentemente a sua oferta e conquista novos consumidores em todo o mundo.

Em 2017, o tema do Catálogo Gift 2017-2018 da VISTA ALEGRE, assim como o da campanha de Natal subsequente, foram as mulheres e os homens, veteranos e iniciados, portugueses e estrangeiros, que fazem nascer as peças saídas das fábricas de porcelana e de cristal da Marca. Uma família unida no dia-a-dia das suas múltiplas funções, num elo de camaradagem e perfeita complementaridade.

Desse modo, o evento de apresentação do Catálogo (#somosfamilia) foi inteiramente desenvolvido em torno dos trabalhadores que o protagonizaram. Durante os discursos que marcaram o lançamento da nova temporada da Marca – na presença da media, dos decoradores, dos bloggers e de diversas figuras públicas -, alguns dos melhores especialistas na manufatura de porcelana, cristal e vidro ocuparam o espaço e reclamaram para si as luzes da ribalta, tornando a ocasião um verdadeiro “catálogo vivo”, graças também ao trabalho cénico que incluiu alguns instrumentos de trabalho e diversas peças da nova coleção.

vantagens competitivas

A colaboração da VISTA ALEGRE com inúmeros criadores de reputação internacional no desenvolvimento de peças originais e exclusivas, é uma característica identitária da Marca. Entre eles contam-se, nos últimos anos, nomes como Ross Lovegrove, Christian Lacroix Maison, Oscar de la Renta, Jaime Hayon, Marcel Wanders, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Brunno Jahara, Sam Baron, Siza Vieira e a Marca Pineda Covalin, entre muitos outros. O domínio dos canais de distribuição em Portugal, Espanha e Brasil, assim como os muitos prémios recebidos, nacional e internacionalmente, desde a sua fundação, contribuem igualmente para projetar a VISTA ALEGRE como um exemplo empresarial e cultural.

Em 2017 e 2018, a VISTA ALEGRE recebeu um total de vinte prémios internacionais, além de catorze nomeações para o German Design Award. Neste âmbito destacam-se a coleção Única, nomeada para o German Design Award, o serviço de mesa Cannaregio, nomeado para o mesmo prémio e vencedor de um European Design Award, e a linha de iluminação E2H – Earth to Humanity by Ross Lovegrove, vencedora de dois European Design Awards e nomeada para um German Design Award. Distinções que continuam a conferir à VISTA ALEGRE um estatuto consensual de Marca de Excelência a nível global.

VISTA ALEGRE
sabia que?

Os serviços VISTA ALEGRE são usados oficialmente pela Presidência da República Portuguesa, pela Presidência da República Federativa do Brasil, na Casa Branca e em diversas Casas Reais europeias, incluindo a britânica, a espanhola e a holandesa.

As peças da VISTA ALEGRE converteram-se, ao longo dos anos, em antiguidades de grande valor, constituindo excelentes opções de investimento. Por exemplo, um casal de perdizes adquirido em 1970 por cerca de 10.000 escudos (49,88€) foi vendido em 2007 por 21.000€. Em 37 anos, o valor da peça multiplicou-se 420 vezes, tendo gerado uma taxa de rentabilidade média anual de 17,7 %.

O museu da VISTA ALEGRE e todo o largo adjacente, onde se incluem a capela, o teatro e o palácio, foram totalmente remodelados. Em finais de 2015 foi inaugurada uma nova área turística no icónico parque da VISTA ALEGRE, que abrange a capela do século XVII, restaurada, o teatro, o renovado museu – um dos maiores museus de porcelana do mundo –, três lojas, diversos espaços de lazer e um inovador hotel de cinco estrelas.

NUNO BARRA
NUNO BARRA

Administrador Marketing, Design de Produto e Comercial Marca da Vista Alegre

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos ao seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.