A TRANQUILIDADE celebra, em 2021, o seu 150º aniversário. Um século e meio depois, a TRANQUILIDADE assegura a proteção do dia a dia de quase dois milhões de clientes e quer ser, não apenas o parceiro de seguros de confiança, mas a Companhia que está próxima, que cuida das necessidades dos clientes, que é proativa e que oferece proteção, prevenção e assistência em todas as áreas relevantes – família, casa, mobilidade, saúde e segurança.
A TRANQUILIDADE tem uma história de 147 anos com os portugueses. Ao longo desse percurso ganhou conhecimento, acompanhou a evolução dos riscos e conquistou atributos de solidez, confiança e experiência em seguros, a par da inovação e da qualidade de serviço.
As rápidas transformações tecnológicas e as novas formas como os consumidores se relacionam com as Marcas vieram dar mais protagonismo à transformação digital, à simplicidade e à velocidade de resposta. É esse o desafio que a TRANQUILIDADE está a ganhar: uma Marca seguradora experiente e de confiança, que inova e antecipa as necessidades do mercado e que consegue ser simples e estar próxima dos seus Clientes e Parceiros de distribuição.
Simplicidade, Proximidade e Responsabilidade são valores da Marca, que assume a experiência do passado, mas está a trilhar um caminho que a levará a uma fase mais avançada no conhecimento e relacionamento com os Clientes.
produtos e desenvolvimentos futuros
Numa altura em que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, a TRANQUILIDADE está a potenciar esta revolução tecnológica para reforçar a sua ligação aos Clientes e Mediadores, propondo--lhes novos serviços e soluções e uma maior proximidade à Companhia.
Tendo em conta a cada vez maior presença digital, o site da TRANQUILIDADE foi totalmente renovado em 2018, apresentando-se agora mais simples e intuitivo, com uma melhor arquitetura de informação, numa lógica mobile first. A mesma abordagem foi aplicada à App. Desenhada para melhorar a experiência do Cliente, especialmente em situações de sinistro e assistência, a App tem mais funcionalidades e está em constante evolução. Foram ainda disponibilizados websites próprios a cerca
de 370 Mediadores.
A TRANQUILIDADE tem também promovido a adesão à desmaterialização. Os “Clientes Verdes” contam com uma proposta de valor diferenciada, quer a nível financeiro quer a nível de serviço. A estratégia digital e de inovação das plataformas de serviço ao Cliente e aos Parceiros mantém--se como uma prioridade enquanto pilar diferenciador do posicionamento da Companhia no mercado.
Atenta à evolução dos riscos e das novas necessidades de proteção, como é o caso dos riscos cibernéticos, a TRANQUILIDADE lançou o Seguro Cyber Risks, destinado maioritariamente a empresas de pequena e média dimensão de sectores fulcrais como o turismo, os transportes, a indústria e as profissões liberais.
A inovação nos produtos passa também pela área Vida. Em 2018 é lançado o Seguro Vida Mais Vencer que tem como objetivo proteger os Clientes que venham a desenvolver uma doença oncológica e que aposta na prevenção como uma das formas de detetar e lutar contra o cancro. O Seguro Vida Mais Vencer é um produto diferenciador e único no mercado, que dá ao Cliente total liberdade para utilizar o capital da forma que quiser, designadamente no tratamento, no apoio financeiro à família, no equilíbrio das contas ou, entre outros, na realização de tratamentos estéticos.
Este seguro contempla uma proteção até 100 mil euros, estando o capital disponível desde o diagnóstico. O produto inclui ainda uma consulta anual de prevenção e cobre os cancros em todos os estados.
A TRANQUILIDADE aposta também na oferta de produtos e serviços na área da Saúde, suportada no sistema integrado de saúde da AdvanceCare - da prevenção ao tratamento - simples, moderno e digital. Esta é uma área de forte crescimento, cada vez mais valorizada pelos consumidores.
A lealdade à Marca e o comportamento responsável dos Clientes ao volante são valorizados pela TRANQUILIDADE. Em 2018, a Companhia mantém a iniciativa lançada no ano anterior destinada aos Clientes que depositam a sua confiança nesta seguradora há 50 anos, sem terem registado qualquer acidente automóvel. Estes Clientes especiais são premiados com a oferta de um ano do seu seguro automóvel.
Neste ano, a TRANQUILIDADE cria ainda um Seguro de Instrumentos Musicais, que vem dar resposta a uma necessidade de proteção sentida pela comunidade de músicos amadores e estudantes de música.
mercado
A TRANQUILIDADE é uma Marca da Seguradoras Unidas, o segundo maior operador de seguros Não Vida nacional, com 15% de quota de mercado e 1,4 milhões de Clientes.
Com uma oferta completa e especializada para Clientes particulares e empresas, a TRANQUILIDADE conta com uma rede de distribuição de mais de 2000 pontos de venda – 80 Corretores, 1600 Agentes multimarca
e 400 Agentes exclusivos.
A TRANQUILIDADE lançou, em março de 2018, a sua nova imagem corporativa, num momento em que já se encontrava concluída grande parte do processo de integração com a Açoreana, iniciando um novo ciclo na sua história centenária no sector segurador. Com a integração, a Companhia assumiu a TRANQUILIDADE como Marca única, mantendo a Marca Açoreana na Região Autónoma dos Açores, com uma imagem renovada.
A mudança foi acompanhada pela campanha publicitária “Queremos saber mais de si”. Chamar a atenção para os riscos e para a necessidade de prevenção de forma clara e direta, acompanhar lado-a-lado os Clientes na identificação das soluções mais adequadas e mostrar que as boas escolhas de hoje terão reflexos positivos no futuro foram os objetivos desta campanha. Visualmente, com a nova imagem de Marca, a TRANQUILIDADE quer comunicar simplicidade e proximidade, usando uma linguagem marcante, simples e direta, com o uso de fundos brancos, pouco texto e imagens fortes. O trabalho de comunicação da nova Marca não se esgotou na campanha de lançamento. A TRANQUILIDADE continua a afirmar a sua identidade e o seu posicionamento, com a comunicação de novos produtos, serviços e campanhas.
Em 2018, a TRANQUILIDADE integrou no seu site o blogue “Vida Tranquila”, um novo espaço de divulgação e partilha de informação sobre prevenção, bem-estar e literacia de seguros.
vantagens competitivas
Um dos focos de atuação da TRANQUILIDADE é a melhoria constante da experiência do Cliente com a Companhia. Continuamente são implementadas melhorias com vista à simplificação e otimização dos processos relacionados com produtos, subscrição, pós--venda e sinistros. Nos inquéritos realizados mensalmente a Clientes com sinistros Automóvel e de Acidentes de Trabalho a satisfação média situa-se nos 8 (numa escala de 10) e a intenção de recomendação ronda os 90%.
A TRANQUILIDADE é a ”Marca Seguradora Portuguesa n.º1 com a Melhor Relação Preço-
-Qualidade” para os Millennials (BestBuy Awards 2017-18, ICERTIAS) e volta a ser em 2018, pelo quarto ano consecutivo, a “Escolha dos Profissionais” (ConsumerChoice), um prémio que reconhece o elevado grau de satisfação dos profissionais da área seguradora no que diz respeito aos seus produtos e serviços. Esta distinção é particularmente relevante para a TRANQUILIDADE, que assume a rede de mediação como canal prioritário de distribuição.
A Tranquilidade não quer ser apenas um fornecedor de seguros. Quer ser um Parceiro de Prevenção, que trabalha por um estilo de vida responsável, para que cada cliente esteja protegido.
• Para ajudar no impacto da COVID-19, a Companhia flexibilizou o pagamento dos seguros; adiou automaticamente o prazo de pagamento em 60 dias; alargou os prazos de anulação de apólices; ajustou as regras de subscrição e alargou as garantias, tais como a inclusão do teletrabalho no seguro de Acidentes Trabalho e o ajustamento da massa salarial para empresas em lay-off.
• No âmbito da pandemia, a TRANQUILIDADE reforçou os seus canais de atendimento não presencial e acelerou o seu processo de transformação digital.
• A Companhia aumentou os benefícios para profissionais de saúde nos seguros de vida, com subscrição de Incapacidade Temporária Absoluta: isenção de período de carência e franquia, em caso de contágio ou isolamento profilático por COVID-19.
• A TRANQUILIDADE ofereceu dois milhões de vídeo-consultas aos seus clientes particulares.
Diretora de Marketing