Edições

TRANQUILIDADE

2018

A TRANQUILIDADE celebra, em 2021, o seu 150º aniversário. Um século e meio depois, a TRANQUILIDADE assegura a proteção do dia a dia de quase dois milhões de clientes e quer ser, não apenas o parceiro de seguros de confiança, mas a Companhia que está próxima, que cuida das necessidades dos clientes, que é proativa e que oferece proteção, prevenção e assistência em todas as áreas relevantes – família, casa, mobilidade, saúde e segurança.

TRANQUILIDADE
valores da marca

A TRANQUILIDADE tem uma história de 147 anos com os portugueses. Ao longo desse percurso ganhou conhecimento, acompanhou a evolução dos riscos e conquistou atributos de solidez, confiança e experiência em seguros, a par da inovação e da qualidade de serviço.

As rápidas transformações tecnológicas e as novas formas como os consumidores se relacionam com as Marcas vieram dar mais protagonismo à transformação digital, à simplicidade e à velocidade de resposta. É esse o desafio que a TRANQUILIDADE está a ganhar: uma Marca seguradora experiente e de confiança, que inova e antecipa as necessidades do mercado e que consegue ser simples e estar próxima dos seus Clientes e Parceiros de distribuição.

Simplicidade, Proximidade e Responsabilidade são valores da Marca, que assume a experiência do passado, mas está a trilhar um caminho que a levará a uma fase mais avançada no conhecimento e relacionamento com os Clientes.

produtos e desenvolvimentos futuros

Numa altura em que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, a TRANQUILIDADE está a potenciar esta revolução tecnológica para reforçar a sua ligação aos Clientes e Mediadores, propondo--lhes novos serviços e soluções e uma maior proximidade à Companhia.

Tendo em conta a cada vez maior presença digital, o site da TRANQUILIDADE foi totalmente renovado em 2018, apresentando-se agora mais simples e intuitivo, com uma melhor arquitetura de informação, numa lógica mobile first. A mesma abordagem foi aplicada à App. Desenhada para melhorar a experiência do Cliente, especialmente em situações de sinistro e assistência, a App tem mais funcionalidades e está em constante evolução. Foram ainda disponibilizados websites próprios a cerca
de 370 Mediadores.

A TRANQUILIDADE tem também promovido a adesão à desmaterialização. Os “Clientes Verdes” contam com uma proposta de valor diferenciada, quer a nível financeiro quer a nível de serviço. A estratégia digital e de inovação das plataformas de serviço ao Cliente e aos Parceiros mantém--se como uma prioridade enquanto pilar diferenciador do posicionamento da Companhia no mercado.

Atenta à evolução dos riscos e das novas necessidades de proteção, como é o caso dos riscos cibernéticos, a TRANQUILIDADE lançou o Seguro Cyber Risks, destinado maioritariamente a empresas de pequena e média dimensão de sectores fulcrais como o turismo, os transportes, a indústria e as profissões liberais.

A inovação nos produtos passa também pela área Vida. Em 2018 é lançado o Seguro Vida Mais Vencer que tem como objetivo proteger os Clientes que venham a desenvolver uma doença oncológica e que aposta na prevenção como uma das formas de detetar e lutar contra o cancro. O Seguro Vida Mais Vencer é um produto diferenciador e único no mercado, que dá ao Cliente total liberdade para utilizar o capital da forma que quiser, designadamente no tratamento, no apoio financeiro à família, no equilíbrio das contas ou, entre outros, na realização de tratamentos estéticos.

Este seguro contempla uma proteção até 100 mil euros, estando o capital disponível desde o diagnóstico. O produto inclui ainda uma consulta anual de prevenção e cobre os cancros em todos os estados.

A TRANQUILIDADE aposta também na oferta de produtos e serviços na área da Saúde, suportada no sistema integrado de saúde da AdvanceCare - da prevenção ao tratamento - simples, moderno e digital. Esta é uma área de forte crescimento, cada vez mais valorizada pelos consumidores.

A lealdade à Marca e o comportamento responsável dos Clientes ao volante são valorizados pela TRANQUILIDADE. Em 2018, a Companhia mantém a iniciativa lançada no ano anterior destinada aos Clientes que depositam a sua confiança nesta seguradora há 50 anos, sem terem registado qualquer acidente automóvel. Estes Clientes especiais são premiados com a oferta de um ano do seu seguro automóvel.

Neste ano, a TRANQUILIDADE cria ainda um Seguro de Instrumentos Musicais, que vem dar resposta a uma necessidade de proteção sentida pela comunidade de músicos amadores e estudantes de música.

mercado

A TRANQUILIDADE é uma Marca da Seguradoras Unidas, o segundo maior operador de seguros Não Vida nacional, com 15% de quota de mercado e 1,4 milhões de Clientes.

Com uma oferta completa e especializada para Clientes particulares e empresas, a TRANQUILIDADE conta com uma rede de distribuição de mais de 2000 pontos de venda – 80 Corretores, 1600 Agentes multimarca
e 400 Agentes exclusivos.

COMUNICAÇÃO

A TRANQUILIDADE lançou, em março de 2018, a sua nova imagem corporativa, num momento em que já se encontrava concluída grande parte do processo de integração com a Açoreana, iniciando um novo ciclo na sua história centenária no sector segurador. Com a integração, a Companhia assumiu a TRANQUILIDADE como Marca única, mantendo a Marca Açoreana na Região Autónoma dos Açores, com uma imagem renovada.
A mudança foi acompanhada pela campanha publicitária “Queremos saber mais de si”. Chamar a atenção para os riscos e para a necessidade de prevenção de forma clara e direta, acompanhar lado-a-lado os Clientes na identificação das soluções mais adequadas e mostrar que as boas escolhas de hoje terão reflexos positivos no futuro foram os objetivos desta campanha. Visualmente, com a nova imagem de Marca, a TRANQUILIDADE quer comunicar simplicidade e proximidade, usando uma linguagem marcante, simples e direta, com o uso de fundos brancos, pouco texto e imagens fortes. O trabalho de comunicação da nova Marca não se esgotou na campanha de lançamento. A TRANQUILIDADE continua a afirmar a sua identidade e o seu posicionamento, com a comunicação de novos produtos, serviços e campanhas.

Em 2018, a TRANQUILIDADE integrou no seu site o blogue “Vida Tranquila”, um novo espaço de divulgação e partilha de informação sobre prevenção, bem-estar e literacia de seguros.

vantagens competitivas

Um dos focos de atuação da TRANQUILIDADE é a melhoria constante da experiência do Cliente com a Companhia. Continuamente são implementadas melhorias com vista à simplificação e otimização dos processos relacionados com produtos, subscrição, pós--venda e sinistros. Nos inquéritos realizados mensalmente a Clientes com sinistros Automóvel e de Acidentes de Trabalho a satisfação média situa-se nos 8 (numa escala de 10) e a intenção de recomendação ronda os 90%.

A TRANQUILIDADE é a ”Marca Seguradora Portuguesa n.º1 com a Melhor Relação Preço-
-Qualidade” para os Millennials  (BestBuy Awards
2017-18, ICERTIAS) e volta a ser em 2018, pelo quarto ano consecutivo, a “Escolha dos Profissionais” (ConsumerChoice), um prémio  que reconhece o elevado grau de satisfação dos profissionais da área seguradora no que diz respeito aos seus produtos e serviços. Esta distinção é particularmente relevante para a TRANQUILIDADE, que assume  a  rede de mediação como canal prioritário de distribuição.

A Tranquilidade não quer ser apenas um fornecedor de seguros. Quer ser um Parceiro de Prevenção, que trabalha por um estilo de vida responsável, para que cada cliente esteja protegido.

TRANQUILIDADE
sabia que?

• Para ajudar no impacto da COVID-19, a Companhia flexibilizou o pagamento dos seguros; adiou automaticamente o prazo de pagamento em 60 dias; alargou os prazos de anulação de apólices; ajustou as regras de subscrição e alargou as garantias, tais como a inclusão do teletrabalho no seguro de Acidentes Trabalho e o ajustamento da massa salarial para empresas em lay-off.

• No âmbito da pandemia, a TRANQUILIDADE reforçou os seus canais de atendimento não presencial e acelerou o seu processo de transformação digital.

• A Companhia aumentou os benefícios para profissionais de saúde nos seguros de vida, com subscrição de Incapacidade Temporária Absoluta: isenção de período de carência e franquia, em caso de contágio ou isolamento profilático por COVID-19.

• A TRANQUILIDADE ofereceu dois milhões de vídeo-consultas aos seus clientes particulares.

MARIA JOÃO SILVA
MARIA JOÃO SILVA

Diretora de Marketing

contactos