A Marca CARTUXA é um dos principais ativos da Fundação Eugénio de Almeida e a Marca “umbrela” da Adega CARTUXA, do Lagar CARTUXA, do Enoturismo CARTUXA e da Enoteca CARTUXA. A insígnia CARTUXA traduz a identidade dos vinhos Vinea CARTUXA, EA, CARTUXA, Scala Coeli e do mítico Pêra-Manca. Os azeites Álamos, EA e CARTUXA são também sinónimos de qualidade.
Os vinhos da Adega CARTUXA constituem-se como uma das mais valiosas e conceituadas Marcas nacionais. A sua singularidade é reconhecida não apenas pelos consumidores, que lhe dedicam fidelidade e lhe realçam a excelência, mas também enquanto Marca de valorização do que é português. Os valores CARTUXA, expressos na excelência, qualidade e individualidade – num estilo muito próprio que marca a diferença e define um clássico do Alentejo – são as características fundamentais que distinguem a Marca. Ao vinho junta-se o azeite, o Enoturismo e a Enoteca, onde se faz a perfeita harmonização entre a gastronomia alentejana e os vinhos da Adega CARTUXA.
produtos e desenvolvimentos futuros
Nos últimos dez anos, a Fundação Eugénio de Almeida investiu 50 milhões de euros e prevê crescer ainda mais, valorizando as suas Marcas e respondendo de forma cada vez mais eficaz aos mercados. Com a construção de duas novas adegas, das mais modernas que se podem encontrar a nível mundial, investiu também na plantação de novas áreas de vinha, de olival, na edificação de um lagar de azeite e na criação de Marcas que suportam a comercialização do azeite embalado.
Para os próximos anos, a Fundação Eugénio de Almeida tem em curso um ambicioso projeto para continuar a crescer na produção de vinho e azeite de qualidade e ambiciona lançar uma Marca própria de amêndoa.
Graças ao regadio do Alqueva, a área de olival onde se produz o azeite EA e CARTUXA pode mesmo duplicar a sua produção nos próximos anos. Neste momento, no Lagar CARTUXA produz-se azeite extraído exclusivamente das azeitonas dos 400 hectares de olival próprio.
A área de vinha da Fundação Eugénio de Almeida também está a crescer. Em 2008 eram 301 ha e, em 2018, são já 594 ha. No próximo ano está previsto serem explorados 1.000 ha, contando com a contratação de vinha a outros produtores. Um exponencial crescimento que vem dar resposta à crescente procura das Marcas de vinho CARTUXA. Numa estratégia de diversificação, a Fundação está ainda a plantar 140 hectares de amendoeiras. Os pomares da primeira fase de plantação estarão em produção plena este ano e é por isso muito provável que seja lançada brevemente uma nova Marca de amêndoas associada à excelência reconhecida pelos consumidores à insígnia.
mercado
Os vinhos e os azeites da Fundação Eugénio de Almeida são comercializados em Portugal e no estrangeiro. Em 2018, as vendas entre o mercado nacional e o de exportação equivalem-se — 50% cada -, contudo o histórico é de predominância do mercado nacional, com 55% a 60% do valor de vendas. Os vinhos e os azeites da Fundação Eugénio de Almeida estão presentes em cerca de 20 mercados internacionais, sendo que o Brasil, Angola e a América de Norte são os principais destinos de exportação.
COMUNICAÇÃO
Os vinhos produzidos na Adega CARTUXA são um caso de sucesso. E o mesmo acontece com o azeite. Com uma qualidade, consistência, carácter e prestígio reconhecidos pelo consumidor, a sua força está na sua credibilidade. Um património que tem vindo a ser reforçado com a abertura ao público de outros espaços, como o Enoturismo CARTUXA, primeiro, e a Enoteca CARTUXA e a Cafetaria do Páteo de São Miguel, mais recentemente.
A estratégia da Marca CARTUXA passa por transmitir os principais valores e atributos dos seus produtos não só ao público especializado, mas também aos novos consumidores de vinho e azeite. A aposta em duas referências de vinhos biológicos, o EA branco e o EA tinto, reforça a preocupação numa agricultura sustentável.
Com grande notoriedade junto dos enófilos e do consumidor em geral, os vinhos da Adega CARTUXA são uma referência a nível nacional e internacional.
A aproximação ao mundo das artes, e da música em particular, tem sido reforçada ao longo dos últimos anos. Em 2016, foi lançada uma campanha com cinco artistas: um pintor, um fotógrafo, uma poetisa, uma coreógrafa e uma banda de música. Em 2017, a campanha teve um carácter mais intimista com as EA LIVE Sessions e, em 2018, surgiu o projeto EA LIVE Évora e EA LIVE Lisboa. Em Lisboa, o Coliseu dos Recreios foi o palco escolhido para um "fast festival" e, em Évora, o EA LIVE apresentou-se em formato "slow fest" nos meses de junho, julho e agosto, com concertos únicos ao ritmo tranquilo dos fins de tarde de verão. O EA LIVE Évora deu ainda mais significado a dois dos espaços mais icónicos da Fundação Eugénio de Almeida: o Páteo de São Miguel e a Adega CARTUXA.
Um brinde à arte de fazer música que é também um brinde à arte de produzir vinho.
vantagens competitivas
Reconhecidos e valorizados pelos consumidores, os vinhos da Adega CARTUXA são sinónimo de qualidade e confiança. São eles também o principal ativo do projeto agro- -industrial da Fundação Eugénio de Almeida.
A aposta na criação de produtos de excelência tem sido reconhecida com diversos prémios e distinções nacionais e internacionais de que se destacam os mais recentes: O Pêra-Manca branco 2014 foi distinguido com 95 pontos, em 100, pela revista americana Wine Enthusiast e foi eleito o 13.º melhor vinho pelo Top 100 de 2017. O Espumante CARTUXA Bruto Reserva 2011 foi distinguido com medalha de ouro no Brut Experience 2018. Os espumantes CARTUXA receberam também medalha de prata pela Wine Pleasures e entraram na restrita lista dos "50 Great Sparkling Wines of the World".
O vinho CARTUXA tinto 2014 foi galardoado com o prémio Premium Gold, no Concurso Vinhos de Portugal 2018, promovido pela Viniportugal. Já o Pêra-Manca Tinto 2013, a mais recente colheita do vinho topo de gama da Adega CARTUXA, foi eleito um dos 30 melhores vinhos portugueses apresentados ao mercado em 2017.
O vinho EA tinto Reserva 2015 recebeu a medalha de Platina pela Decanter Asia Wine Awards, um dos mais altos galardões do concurso, na categoria de melhor vinho tinto português em prova (Best Red Portugal).
Por sua vez, o CARTUXA Colheita tinto 2013 e o CARTUXA Reserva tinto 2013 foram distinguidos com uma medalha de prata
na International Wine & Spirit Competition.
Também o azeite extra-virgem CARTUXA viu a sua qualidade excepcional ser distinguida, desta vez pelo Great Taste Awards 2017, o maior e mais conceituado evento do mundo do azeite.
• A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora. Os seus Estatutos foram redigidos por Vasco Maria Eugénio de Almeida, que a criou em 1963. A primeira fase da vida da Fundação foi marcada pela personalidade desse grande mecenas e filantropo, que assegurou a direção efetiva da Instituição até à sua morte, em 1975. A vocação Institucional da Fundação Eugénio de Almeida concretiza-se nos domínios cultural e educativo, social e espiritual visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável, com especial incidência na região de Évora.
• O Pêra-Manca tinto tem uma edição limitada. Da colheita de 2011 apenas foram engarrafadas 31 mil garrafas. Com esta colheita foi introduzido um selo que garante a autenticidade do vinho.
• O Enoturismo CARTUXA, localizado na Quinta de Valbom, com 60 hectares de vinha em modo de produção biológica, localiza-se numa adega do século XVIII. É nos antigos refeitórios dos monges Cartuxos que estagiam os vinhos de topo em grandes tonéis de madeira de carvalho.
• Reforçando a estratégia da promoção da cidade de Évora e do Alentejo, a Fundação Eugénio de Almeida inaugurou em 2016 uma Enoteca – a Enoteca CARTUXA - onde se faz a perfeita harmonização entre os vinhos da Adega CARTUXA e a gastronomia alentejana. Na loja da Enoteca CARTUXA encontram-se os azeites do Lagar CARTUXA - EA, Álamos e CARTUXA – os vinhos da Adega CARTUXA, mas também presuntos e enchidos que têm origem nos montados da Fundação Eugénio de Almeida.
Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida