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VISTA ALEGRE

2017

Insígnia de apelo universal, a VISTA ALEGRE regista um índice de notoriedade espontânea superior a 98%, reafirmando a cada ano este nível de reconhecimento junto de consumidores e especialistas. Algo só possível através de um contínuo investimento no design de referência e na qualidade de fabrico, aliado a uma política de expansão a novos mercados. Sendo escolhida por um público cada vez mais diversificado, a VISTA ALEGRE disponibiliza uma oferta crescente de artigos de “tableware”, “hotelware” e “giftware”, nos segmentos da porcelana, vidro e cristal de alta qualidade, consolidando-se como um exemplo de inovação e vitalidade num mercado global e altamente concorrencial.

VISTA ALEGRE
valores da marca

Os valores da Marca continuam a refletir os do seu fundador – José Ferreira Pinto Basto, homem à frente do seu tempo -, na visão, no empreendedorismo e no sentido estético. Preservar, de forma consistente, valores-base como o rigor, a sofisticação e a criatividade, ao longo de um percurso de quase duzentos anos, é um dos motivos de orgulho da Marca e uma componente essencial do seu perfil diferenciador.
A VISTA ALEGRE está não só intimamente ligada à cultura portuguesa, graças a múltiplas colaborações com artistas destacados, como também se associa, desde há muito, a criadores de todo o mundo, contribuindo inclusivamente para a promoção de novos talentos, através de iniciativas como as residências artísticas International Design Pool. Uma postura que contribui, desde 1824, para a construção da sua identidade singular, contemporânea e cosmopolita, sempre atenta ao seu inestimável património histórico.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em 2001, dando um passo importante no seu crescimento, o Grupo VISTA ALEGRE funde-se com o Grupo Atlantis, dando origem a uma das maiores empresas europeias de tableware e giftware: o Grupo VISTA ALEGRE Atlantis. Em 2009, a empresa é adquirida pelo Grupo Visabeira, adquirindo uma dimensão e projeção crescentes a nível mundial e constituindo-se como um dos maiores grupos do sector na Europa.
Neste processo de transição e consequente expansão revelaram-se decisivas as parcerias estabelecidas com Marcas de projeção global, como a Christian Lacroix Maison e a Oscar de la Renta, e com designers, artistas plásticos, arquitetos, fotógrafos, entre outros criativos
de todo o mundo.
Em 2016, os segmentos de porcelana, cristal e vidro agregam-se sob um mesmo nome, VISTA ALEGRE, facilitando assim a implementação internacional, mas mantendo inalteradas as estruturas e o conjunto de competências na origem do sucesso e reputação dos seus produtos.
Dando continuidade a uma colaboração
de grande sucesso, a VISTA ALEGRE e a Christian Lacroix apresentaram, em 2016, a nova coleção Madones e juntaram novas peças à família Love Who You Want, coleção nomeada para um German Design Award 2017.
Entre os vários projetos recentes da Marca em parceria com criadores mundiais, cabe destacar o Blue Ming, German Design Award 2017 Nominee, assinado por Marcel Wanders, e a coleção Folkifunki, assinada pelo designer espanhol Jaime Hayon.
Os 25 prémios internacionais atribuídos à VISTA ALEGRE, entre 2015 e 2016, entre os quais o German Design Award, o Wallpaper Design Award e o Red Dot Design Award, vêm reforçar a sua posição de trendsetter, conferindo-lhe um estatuto consensual de Marca inovadora no design de peças.
Em 2017, o júri internacional do Red Dot Design Award, composto por trinta e nove profissionais da área, distinguiu duas coleções e, pelo terceiro ano consecutivo, a VISTA ALEGRE viu também o design dos seus produtos distinguido pelo júri dos German Design Awards, atribuídos pelo Conselho Alemão do Design. São atualmente nove as coleções com o selo German Design Award Nominee 2018 – cinco das quais em cristal.

mercado

A VISTA ALEGRE tem a sua base em Ílhavo e opera em quatro unidades industriais situadas na Região Centro. Em Portugal, detém 31 lojas próprias, cinco delas outlet. Em Espanha encontra-se representada em 44 áreas comerciais, possuindo uma renovada flagship store em Madrid, dotada de uma nova imagem e das coleções mais emblemáticas da Marca, além de, desde 2015, possuir uma flagship store no coração de Barcelona. No Brasil, onde já se encontrava presente, abriu uma loja em São Paulo com cerca de 330 m2.
Em 2018, dando continuidade à sua estratégia de internacionalização,
e afirmando a sua presença em grandes capitais, a VISTA ALEGRE prevê abrir uma flagship store em Paris.

COMUNICAÇÃO

Reconhecida internacionalmente pela sua capacidade de superar as expectativas de clientes e de especialistas, criando coleções aplaudidas pelo seu design e decoração surpreendentes, mantendo uma identidade sempre reconhecível, a VISTA ALEGRE alarga consistentemente a sua oferta e conquista novos consumidores em todo o mundo. Um crescimento fortemente assente numa estratégia de comunicação que abrange ações de customer relationship management, relações públicas, sponsorship, product placement, eventos (lançamentos, leilões e animações), merchandise nas lojas e uma presença ativa nas redes sociais. Em Portugal, os lançamentos de novos produtos privilegiam espaços emblemáticos e de grande relevância cultural, como foi o caso recente do Palácio Nacional da Ajuda, palco de apresentação de Paço Real, conjunto inspirado num serviço de jantar brasonado do século XIX, pertencente ao espólio do Palácio.
O ano de 2016 assinala igualmente o rebranding da Marca, passando todos os produtos em porcelana, cristal e vidro a ser comercializados sob a mesma insígnia, VISTA ALEGRE. Um momento de unificação das Marcas marcado pela implementação simultânea de duas novidades: a nova identidade da Marca, cuja face mais visível é o logótipo, assim como as novas embalagens.

vantagens competitivas

A colaboração da VISTA ALEGRE com inúmeros criadores de reputação internacional no desenvolvimento de peças originais e exclusivas, é uma caraterística identitária da Marca. Entre eles contam-se, nos últimos anos, nomes como Christian Lacroix, Oscar de la Renta, Jaime Hayon, Marcel Wanders, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Brunno Jahara, Sam Baron e Siza Vieira, entre muitos outros. O domínio dos canais de distribuição em Portugal, Espanha e Brasil, assim como os muitos prémios recebidos, nacional e internacionalmente, desde a sua fundação, contribuem igualmente para projetar a VISTA ALEGRE como um exemplo empresarial e cultural. Os diversos prémios recebidos nos últimos anos, entre os quais o Red Dot Design Award, o Wallpaper Design Awards e o German Design Award vêm reafirmar a Marca como uma referência no âmbito do design e da criação artística.

VISTA ALEGRE
sabia que?

Os serviços VISTA ALEGRE são usados oficialmente pela Presidência da República Portuguesa, pela Presidência da República Federativa do Brasil, na Casa Branca e em diversas Casas Reais europeias, incluindo a britânica, a espanhola e a holandesa.

As peças da VISTA ALEGRE converteram-se, ao longo dos anos, em antiguidades de grande valor, constituindo excelentes opções de investimento. Por exemplo, um casal de perdizes adquirido em 1970 por cerca de 10.000 escudos (49,88€) foi vendido em 2007 por 21.000€. Em 37 anos, o valor da peça multiplicou-se 420 vezes, tendo gerado uma taxa de rentabilidade média anual de 17,7 %.

O museu da VISTA ALEGRE e todo o largo adjacente, onde se incluem a capela, o teatro e o palácio, foram totalmente remodelados. Em finais de 2015 foi inaugurada uma nova área turística no icónico parque da VISTA ALEGRE, que abrange a capela do século XVII, restaurada, o teatro, o renovado museu – um dos maiores museus de porcelana do mundo –, três lojas, diversos espaços de lazer e um inovador hotel de cinco estrelas.

NUNO BARRA
NUNO BARRA

Administrador Marketing, Design de Produto e Comercial Marca da Vista Alegre

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