Edições

POUSADAS DE PORTUGAL

2017

Com mais de sete décadas de história, as POUSADAS DE PORTUGAL são hoje uma cadeia com 35 unidades hoteleiras espalhadas de norte a sul do país, e também nos Açores. Uma Marca 100% portuguesa, sob a gestão do Pestana Hotel Group desde 2003, sinónimo de qualidade, hospitalidade, cultura e tradição que garante uma experiência turística diferenciada, implantada em autênticos monumentos tais como castelos, palácios, mosteiros e fortalezas e que tem vindo a contribuir fortemente para afirmação de Portugal no estrangeiro.

POUSADAS DE PORTUGAL
valores da marca

As POUSADAS DE PORTUGAL simbolizam a Pausa no Tempo que os hóspedes fazem nas suas vidas quando visitam os seus castelos, palácios, fortalezas e monumentos. À semelhança das outras insígnias do Pestana Hotel Group, as POUSADAS DE PORTUGAL assumem a mensagem “The Time of Your Life”, oferecendo aos clientes Localizações e Espaços extraordinários e um Staff centrado em maximizar a experiência que faz com que, quem as visita, passe a ser também portador do saber que acumulam.
As POUSADAS DE PORTUGAL tiveram a sua origem nos anos 40, por iniciativa de António Ferro, com a inauguração das primeiras ‘Pousadas Regionais’, destinadas a alojar os visitantes e a fornecer-lhes alimentação consentânea com o estilo e as tradições de cada região. Na década de 50, o conceito alargou-se às ‘Pousadas Históricas’, instaladas em monumentos classificados, como castelos, conventos e mosteiros, cuidadosamente restaurados para o efeito. Na altura, a empresa estatal ENATUR (Empresa Nacional de Turismo) detinha o património e assumia a gestão das POUSADAS DE PORTUGAL. Foi em 2003, que o Governo português decidiu privatizar 49% das POUSADAS DE PORTUGAL e ceder a sua exploração a um grupo privado. O consórcio que ganhou a concessão foi o Pestana Hotel Group, que desde então se tornou responsável pela gestão da rede das Pousadas.
A matriz das POUSADAS DE PORTUGAL representa lugares de memória com futuro e, desde a gestão assumida pelo Pestana Hotel Group, diversas unidades foram inauguradas em locais estratégicos, mantendo a tradição de convidar arquitetos de referência nacional para adequar estes novos espaços ao conceito da Marca.
O compromisso das POUSADAS DE PORTUGAL é garantir uma oferta turística diferenciada, que mantém viva a chama hospitaleira dos portugueses e se afirma como um veículo de proteção e divulgação do património cultural. O facto de estarem integradas na paisagem com a naturalidade da história que albergam, faz com que quem as visite tenha uma experiência única e passe a ser, também, portador da sua herança. As POUSADAS DE PORTUGAL são um símbolo nacional de excelência, que respeita a recuperação do património arquitetónico do país, adaptando-o às modernas exigências de conforto e bem-estar, sempre em sintonia com a sua autenticidade.

produtos e desenvolvimentos futuros

As POUSADAS DE PORTUGAL apresentam uma nova forma de dar a conhecer a sua oferta, tendo como critério a procura do mercado nacional, e também o crescimento da procura internacional. A nova segmentação, efetuada em 2015, reorganizou a Marca POUSADAS DE PORTUGAL alinhando-a com as características do produto e expectativas dos clientes. São três os conceitos sobre os quais as POUSADAS DE PORTUGAL se apresentam: Monument Hotel, Historic Hotel, Charming Hotel. Assente no pilar estratégico da “Portugalidade”, a Marca pretende reforçar o seu posicionamento como embaixadora de um conjunto de valores associados à história, gastronomia, cultura e património de Portugal, e em especial da região onde as POUSADAS DE PORTUGAL estão inseridas. A gastronomia é um eixo fundamental na estratégia. Reconhecidos pelo serviço e qualidade de uma gastronomia rica e variada e pelo ambiente requintado que oferecem, os restaurantes das POUSADAS DE PORTUGAL representam a maior rede de restaurantes de gastronomia portuguesa, conjugando dois dos maiores tesouros: a gastronomia e o património. Nestes restaurantes, os clientes podem desfrutar de produtos típicos da cozinha regional, em cenários idílicos carregados de história e cultura.
As POUSADAS DE PORTUGAL pretendem assumir-se como uma das ofertas mais influentes de cada região e posicionarem-se como montras da sua riqueza e diversidade, como verdadeiros pontos de encontro para quem valoriza o que há de melhor no País. Para cumprir este objetivo é desenvolvido um calendário exclusivo de iniciativas, que contam com exposições dos artistas das várias regiões, mostras de produtos locais, concertos de grupos da região, etc., trazendo a vida de cada região para dentro das Pousadas.

mercado

Com unidades espalhadas um pouco por todo o território, da costa ao interior, das cidades ao campo, das planícies às montanhas, as POUSADAS DE PORTUGAL são um fiel ajuizador das tendências de procura do turismo nacional.
Os resultados são positivos, comprovando a adequação do produto POUSADAS DE PORTUGAL às expectativas do mercado nacional e principalmente internacional que, atualmente, já corresponde a 70% da procura. Estes resultados vêm reforçar a crescente aceitação do conceito POUSADAS DE PORTUGAL e o reconhecimento da estratégia em curso, que tem vindo a apostar na requalificação da oferta, no serviço e na gastronomia, com base em eixos que promovem a Marca, a “Portugalidade”
e a dispersão geográfica.
As expectativas são elevadas, aproveitando a conjuntura positiva do Turismo em Portugal, e o objetivo da Marca é manter a tendência de crescimento a dois dígitos face aos resultados alcançados.

COMUNICAÇÃO

As POUSADAS DE PORTUGAL estão integradas na estratégia de comunicação definida pelo Pestana Hotel Group, que aposta na comunicação e promoção dos seus produtos e serviços, de forma constante e regular. Quer procure promover os Monument Hotel, os Historic Hotel ou os Charming Hotel, o conceito de comunicação das POUSADAS DE PORTUGAL assenta sempre na “Portugalidade”, reforçando estes espaços únicos como verdadeiros embaixadores da história, gastronomia, cultura e património de Portugal.

vantagens competitivas

As POUSADAS DE PORTUGAL são, reconhecidamente, um dos projetos de maior sucesso na articulação entre o património e o turismo. Representam um produto diferenciador, alinhado com as tendências do mercado, muito apreciado e reconhecido, nacional e internacionalmente, pela indústria hoteleira e parceiros. É de salientar que várias unidades da Marca POUSADAS DE PORTUGAL foram distinguidas com o selo de qualidade do prestigiado consórcio Small Luxury Hotels of The World e Condé Nast Johansens.

POUSADAS DE PORTUGAL
sabia que?

Em 2017 as POUSADAS DE PORTUGAL comemoram 75 anos.

18 POUSADAS DE PORTUGAL aceitam cães.

2 Pousadas (Amares e Serra da Estrela) foram desenhadas/recuperadas pelo arquitecto Souto Moura, prémio Pritzker de Arquitetura.

Provavelmente a melhor mesa de sobremesas de doces conventuais do País está localizada no restaurante Cozinha Velha em Queluz e pertence também às POUSADAS DE PORTUGAL.

LUÍS MONTEIRO
LUÍS MONTEIRO

Executive Committe Member - Managing Director of Digital do Grupo Pestana

contactos