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CTT

2017

Os CTT contam com uma história de quase 500 anos de dedicação, empenho e profissionalismo para aproximar os portugueses e o mundo. São desde sempre um importante parceiro das empresas, criando soluções inovadoras que ajudam a comunicar os negócios. Considerada como uma das mais valiosas Marcas nacionais, não apenas em termos de reconhecimento pelos consumidores como também no que se refere aos valores da Marca, particularmente alicerçados na proximidade, reputação e confiança, os CTT ocupam um lugar único no imaginário dos portugueses.

CTT
valores da marca

A Marca CTT é uma das mais emblemáticas do país, conquistando continuamente a confiança dos portugueses e o reconhecimento internacional. A imagem de excelência que os CTT transmitem resulta do profissionalismo, dedicação e rigor que cada colaborador coloca no desempenho das suas funções e no relacionamento com os diversos stakeholders. A orientação para o cliente, o entusiasmo para vencer em equipa, a confiança alcançada pelo cumprimento dos compromissos assumidos, a excelência na prestação de serviços de qualidade e a inovação são os valores principais que movem os CTT e nos quais assenta a sua atuação. Valores que, interiorizados e aplicados diariamente pelos mais de 12 mil colaboradores, contribuem decisivamente para preservar e fortalecer a Marca CTT.

produtos e desenvolvimentos futuros

Para enfrentar um ambiente de mercado desafiante, os CTT têm uma estratégia bem definida para os três eixos diretamente relacionados com os novos negócios e com o upgrade da oferta das suas principais áreas de atividade: Correio; Expresso e Encomendas; Banco CTT e Serviços Financeiros.
No Correio, entre outras iniciativas que visam preservar o valor do negócio, salientam-se as seguintes: o desenvolvimento de segmentos especializados como o correio publicitário, para o qual foi criada a Marca umbrella CTT Ads que originou o lançamento de uma plataforma online (cttads.pt) focada nas PME, para gerir campanhas de marketing em diferentes canais; a revisão do portefólio de soluções empresariais dos CTT focado em serviços de proximidade, informação geográfica e soluções integradas; a transição do mundo físico para o digital (e vice-versa), criando soluções integradas para mitigar o fosso entre os dois (printing & finishing e gestão documental); e o upgrade da oferta digital para garantir valor acrescentado aos clientes que já aderiram às comunicações digitais (Via CTT e Recibos Online).
Para capturar o crescimento do Expresso e Encomendas, a Marca aposta numa nova e diferenciadora oferta modular, mais ajustada às necessidades de quem compra online, que se caracteriza pela sua simplicidade, conveniência, flexibilidade e interatividade. Sob a designação de CTT e-segue, esta oferta está fortemente vocacionada para o e-commerce, um segmento que apresenta ainda muito espaço de crescimento. Inicialmente apenas dirigida aos clientes contratuais, chegou em março de 2017 à Rede de Lojas CTT, alargando-se a todos os clientes, permitindo-lhes definir a data, o horário e o local de entrega das suas encomendas. Este serviço permite ainda, a quem recebe, várias opções de gestão, como alterar a data ou o local da receção da encomenda, em qualquer momento do seu percurso. Igualmente, tem havido um foco especial em desenvolver soluções B2B específicas para segmentos com maior potencial, em implementar ações para alavancar o negócio internacional da CTT Expresso (serviços Click&Ship e Express2ME, entre outros), em expandir a cadeia de valor de logística e carga de última milha (aquisição da Transporta), assim como em restruturar e reforçar o posicionamento ibérico.
A aposta do Banco CTT passa pela sua expansão gradual na Rede de Lojas CTT, angariação de novos clientes e alargamento da oferta de produtos. No início do ano, foi lançada a oferta Crédito Habitação, apresentando a melhor proposta para mais de 80% dos portugueses, concluindo-se a fase de lançamento e completando a oferta base para os clientes. Para o futuro, o foco incide no aumento da captação de crédito pessoal e habitação, do reconhecimento no mercado e do investimento em sistemas IT para liderar nos canais digitais. Já para expandir os Serviços Financeiros não bancários, a empresa conta com a Payshop, enquanto Marca única de pagamentos dos CTT.

mercado

Os CTT, tal como outras empresas a operar no setor postal, deparam-se com desafios relevantes trazidos pela rápida alteração das necessidades dos consumidores e das tendências gerais do sector. Destacam-se a globalização, a liberalização, a privatização, o efeito de substituição e digitalização, a eficiência operacional, a internet das coisas postais, o crescimento do e-commerce e a diversificação de serviços. Estes desafios implicam transformações profundas de modo a ajustar o modelo de negócio à conjuntura atual. Nos CTT, as palavras de ordem são inovar, diversificar e crescer.

COMUNICAÇÃO

Da estratégia de comunicação para 2017, o destaque vai para a campanha CTT e-segue, dirigida aos clientes contratuais (e-sellers) e compradores online (e-buyers). Os objetivos são, entre outros, reforçar o posicionamento dos CTT como parceiro privilegiado no B2C/e-commerce; divulgar os atributos da oferta CTT e-segue, destacando a conveniência e flexibilidade da rede de Pontos CTT; divulgar o lançamento da nova app CTT e-segue e incentivar à utilização do Click&Ship. O “homem encomenda” é o protagonista que sustenta o conceito criativo da campanha “CTT e-segue e a sua vida segue”.
A campanha “Uma Árvore pela Floresta” vai já na sua 4.ª edição. Trata-se de um projeto desenvolvido pelos CTT e pela Quercus, que visa reforçar a plantação de árvores de espécies autóctones. Este ano, a azinheira, uma espécie que reduz o risco de propagação dos fogos florestais, foi a espécie escolhida para representar o projeto, cuja área de intervenção se estendeu a Castanheira de Pera, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios de julho. No âmbito deste projeto já foram plantadas perto de 11 mil árvores.
A campanha Crédito Habitação Banco CTT – “Quando comprar casa veja o cenário todo. No Banco CTT pode pagar menos” -, pretendeu alertar os consumidores para o facto de o spread não ser o único indicador a ter em conta no momento de escolher o crédito.
No início do ano, decorreu a campanha CTT Ads, associada ao lançamento da plataforma cttads.pt, onde a mesma é apresentada através de exemplos de negócios reais: cabeleireiro “Hair Fusion”, restaurante “A Praça” e agroturismo “Rio do Prado”.

vantagens competitivas

As vantagens competitivas dos CTT decorrem da sua história e posição única no mercado dos serviços postais. De uma ampla lista, destacam-se: a solidez financeira; o negócio de correio com rentabilidade atrativa e líder em Portugal; a contínua gestão operacional eficiente; a equipa de gestão qualificada e colaboradores com vasta experiência no sector; a proximidade e confiança; e uma nova abordagem à gestão da inovação, promovendo a contribuição de todos os colaboradores.
A exemplo de anos anteriores, também em 2017 os CTT foram distinguidos com inúmeros prémios, tendo sido eleitos, pela 14.ª vez, Marca de Confiança dos portugueses. Em abril de 2017, os CTT receberam um Prémio de Sustentabilidade Reputacional, na sequência de um estudo realizado pela consultora OnStrategy, com o objetivo de distinguir as Marcas que ao longo de 10 anos registam índices de excelência e robustez de forma sustentada em Portugal. De acordo com este estudo, os CTT são ainda a empresa do PSI20 com maior reputação em Bolsa.

CTT
sabia que?

Os CTT detêm a maior rede de proximidade física D2D (rede porta a porta) em Portugal, com 2330 Postos de Atendimento (619 Lojas CTT e 1711 Postos de Correio), 3939 Agentes Payshop e ainda cerca de 5000 Carteiros.

Os CTT são uma empresa de capitais 100% privados, cotada em bolsa, totalmente "free float".

Em março de 2016, deu-se a abertura do Banco CTT ao público, em 52 lojas, espalhadas pelo país. A empresa estima que este número chegue às 200 lojas, até ao final do ano, e que aumente ainda mais no futuro.

MIGUEL SALEMA GARÇÃO
MIGUEL SALEMA GARÇÃO

Diretor de Marca e Comunicação dos CTT

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