Edições

POUSADAS DE PORTUGAL

2016

Com mais de sete décadas de história, as POUSADAS DE PORTUGAL são hoje uma cadeia com 35 unidades hoteleiras espalhadas de norte a sul do país, e também nos Açores. Uma Marca 100% portuguesa, sob a gestão do Pestana Hotel Group desde 2003, sinónimo de qualidade, hospitalidade, cultura e tradição que garante uma experiência turística diferenciada, implantada em autênticos monumentos tais como castelos, palácios, mosteiros e fortalezas e que tem vindo a contribuir fortemente para afirmação de Portugal no estrangeiro.

POUSADAS DE PORTUGAL
valores da marca

A Marca Pestana POUSADAS DE PORTUGAL simboliza uma PAUSA no TEMPO que os hóspedes fazem nas suas vidas quando visitam os castelos, palácios, fortalezas e monumentos POUSADAS DE PORTUGAL. À semelhança das outras marcas Pestana Hotel Group, as POUSADAS DE PORTUGAL assumem a mensagem que os hóspedes terão o melhor tempo das suas vidas - The Time of Your Life, oferecendo-lhes espaços extraordinários nas melhores localizações em todo o país e o STAFF centrado em maximizar a experiência que faz com que, quem as visita, passe a ser também portador do saber que acumulam.

As POUSADAS DE PORTUGAL tiveram a sua origem nos anos 40, por iniciativa de António Ferro com a inauguração das primeiras ‘Pousadas Regionais’, destinadas a alojar os visitantes e fornecer-lhes alimentação consentânea com o estilo e as tradições de cada região. Na década de 50, o conceito alargou-se às ‘Pousadas Históricas’, instaladas em monumentos classificados, como castelos, conventos e mosteiros, cuidadosamente restaurados para o efeito.

A empresa estatal ENATUR (Empresa Nacional de Turismo) detém o património das POUSADAS DE PORTUGAL e procede à sua gestão. Em 2003, o Governo português decidiu privatizar 49%, bem como ceder a exploração das POUSADAS DE PORTUGAL a um grupo privado que ganhasse essa concessão. O consórcio escolhido foi o Pestana Hotel Group tornando-se responsável pela gestão e exploração da rede de POUSADAS DE PORTUGAL.

A matriz das POUSADAS DE PORTUGAL representa lugares de memória com futuro. Desde da gestão da integrada no Pestana Hotel Group, inauguraram diversas unidades em locais estratégicos, de norte a sul do país, convidando, na grande maioria dos casos, arquitetos de referência nacional para elevar este efetivo interesse na região onde estão inseridas, dotando-as de classe e mestria, adequando estes novos espaços como POUSADAS DE PORTUGAL.

O compromisso das POUSADAS DE PORTUGAL é garantir uma oferta turística diferenciada que mantém viva a chama hospitaleira dos portugueses e se afirma como um veículo de proteção e divulgação do património cultural. Com uma rede espalhada de norte a sul do país, e também nos Açores, estão implantadas em castelos, conventos, mosteiros e fortalezas, integradas na paisagem com a naturalidade da história que albergam os espaços onde estão inseridas numa experiência que faz com que, quem as visita, passe a ser também portador do saber que acumulam. A garantia que dão é a excelência, que naturalmente não dispensa todo o respeito pela recuperação do património arquitetónico nacional, adaptado às modernas exigências de conforto e bem-estar em sintonia com a sua autenticidade.

POUSADAS DE PORTUGAL
sabia que?

Em 2017 as POUSADAS DE PORTUGAL comemoram 75 anos.

18 POUSADAS DE PORTUGAL aceitam cães.

2 Pousadas (Amares e Serra da Estrela) foram desenhadas/recuperadas pelo arquitecto Souto Moura, prémio Pritzker de Arquitetura.

Provavelmente a melhor mesa de sobremesas de doces conventuais do País está localizada no restaurante Cozinha Velha em Queluz e pertence também às POUSADAS DE PORTUGAL.

LUÍS MONTEIRO
LUÍS MONTEIRO

Executive Committe Member - Managing Director of Digital do Grupo Pestana

contactos