EDP

2015

Presente em 22 países e com uma cadeia de valor que começa na produção de energia e termina na sua comercialização, a EDP conta com cerca de 10 milhões de clientes e 12 mil colaboradores, que contribuem diariamente para uma energia feita de compromisso, inovação, sustentabilidade e responsabilidade para com a sociedade.

EDP
valores da marca

A EDP mantém-se como uma Marca de referência para todos os clientes e stakeholders, reforçando com o seu posicionamento os seus valores: Humana, Sustentável e Inovadora.

produtos e desenvolvimentos futuros

A EDP continua a apostar na inovação, aposta esta que se materializa também através da Casa Inteligente EDP. Esta proposta de valor agrega um conjunto de ofertas que permitem ligar a casa dos clientes às soluções mais eficientes de energia, tais como a Energia Solar EDP, EDP Re:dy e Mobilidade Elétrica EDP.

A inauguração do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – é também uma

das grandes novidades deste ano. Este é um projeto da Fundação EDP que unifica,
num campus de 38 mil metros quadrados, a Central Tejo e um novo edifício, desenhado
pelo atelier Amanda Levete Architects, propondo dar um novo impulso cultural
e paisagístico à cidade de Lisboa. Os dois edifícios terão, em conjunto, cerca de 8
espaços expositivos de artistas nacionais e internacionais.
A Comunidade EDP é o programa de fidelização da EDP no mercado livre que
oferece aos seus clientes cada vez mais benefícios. Este programa, que conta já com mais de 600 mil utilizadores, pretende contribuir para a poupança das famílias e promover a sustentabilidade e as comunidades locais.
Este ano a Comunidade EDP alterou a sua imagem e apresentou uma nova assinatura:
"vantagens que nos unem", reforçando os benefícios e a relação de proximidade com
os seus clientes. A EDP lançou o D.FY, uma aplicação gratuita de corrida. O D.FY permite, entre várias funcionalidades, correr em grupo ou individualmente, assim como acompanhar e inscrever-se nas provas com patrocínio da EDP.

mercado

A EDP é o maior produtor, distribuidor e comercializador de eletricidade em Portugal
e um dos maiores da Península Ibérica. Num contexto de quebra ou estagnação do consumo de eletricidade, a EDP tem conseguido manter-se competitiva. No mercado livre, a carteira de clientes (eletricidade e gás natural) da EDP na Península Ibérica cresceu cerca de 5% em junho de 2016 face a dezembro de 2015, o que significa um aumento de 300 mil contratos.
Sublinhe-se ainda o esforço contínuo do Grupo EDP na melhoria da qualidade de serviço. O número de reclamações caiu 20% no primeiro semestre de 2016 face ao período homólogo.
O crescimento sustentado estende-se às restantes áreas de negócio e geografias. Na
produção, o foco mantém-se nas energias renováveis, eixo central da estratégia
definida até 2020. A EDP Renováveis está particularmente ativa na frente americana,
com novos parques no Brasil, EUA e México.

Na hídrica, destaque para a entrada em produção das centrais de Baixo Sabor e Salamonde II, em Portugal, e Cachoeira Caldeirão, no Brasil. O peso das renováveis
(hídrica, eólica e solar) no parque produtor da EDP representa, hoje, 71% da capacidade instalada, refletindo o compromisso contínuo com a redução de emissões de CO2 e o
combate às alterações climáticas. O Grupo está presente em 14 países, empregando cerca de 12 mil colaboradores, e presta serviços a mais de 11 milhões de clientes.

COMUNICAÇÃO

Há 40 anos a iluminar a vida dos portugueses, a EDP quis reafirmar os seus valores através de uma campanha de aniversário.
Sinais de luz, como fios condutores de uma relação que une gerações, foram o eixo narrativo da campanha, que retratou a evolução da vida de um casal desde a infância até
ao nascimento do filho, marcada pela cumplicidade dos códigos de luz. Uma metáfora para a história da EDP e da relação da empresa com as famílias portuguesas. "A história
recomeça, a energia renova-se" foi o mote da campanha, intitulada "Sinais de Luz", onde a Marca apresentou a sua nova assinatura "EDP Sempre presente. Sempre futuro", que marcou o seu 40.º aniversário. Ainda no âmbito das comemorações do aniversário da Marca, a EDP no mercado livre ofereceu um mês de energia a 40 clientes. António Raminhos foi o protagonista das surpresas de rua, distribuindo 40 meses de energia numa missão de 40 horas, de norte a sul do país. Os clientes que não tiveram a sorte de encontrar o humorista puderam aproveitar a festa de prémios no site da Comunidade EDP. Durante uma semana, foram atribuídos mais de 2400 prémios, de diferentes categorias, sendo o grande prémio diário um mês de energia grátis. A EDP também
lançou uma nova campanha de energia solar para incentivar a produção de eletricidade, através de painéis solares, para autoconsumo. Os clientes que aderiram habilitavam-
-se a ganhar um de oito carros elétricos (BMW i3) sorteados todos os meses até ao final do ano. A empresa reforçou, mais um ano, a aposta na música e no desporto.
Com o conceito "Heart Beats ao ritmo de…", a EDP procurou ativar os batimentos cardíacos do maior número possível de pessoas, reforçando o posicionamento como
energia oficial da música e do desporto. Foi lançada uma campanha multimeios, onde a EDP ofereceu aos seus clientes no mercado livre a possibilidade de estarem presentes nos melhores festivais de verão e nas melhores maratonas ibéricas. Com o objetivo de lançar bandas de garagem, a EDP apresentou a 3.ª edição do EDP Live Bands. Com mais
de 300 bandas inscritas, a grande vencedora ganhou a oportunidade de atuar no festival NOS Alive e no Bilbao BBK Live e ainda de gravar um CD pela Sony. Este ano foi  também lançada a 1.ª edição do EDP Live Bands no Brasil, que contou com a participação de mais de 1000 bandas de Rock e Pop Rock. Na área dos prémios, a EDP
apresentou, em parceria com jornal Expresso, o EDP Open Innovation. Uma competição
internacional que desafia empreendedores de todo o mundo a desenvolver um projeto inovador  no setor da energia. Foram entregues mais de 260 candidaturas, com participantes de vários países do mundo. Os três melhores projetos tiveram a
oportunidade de expor a sua ideia no stand da EDP na Web Summit, em Lisboa, e o vencedor recebeu ainda um prémio de 50 mil euros.

vantagens competitivas

A EDP renovou a certificação de Empresa Familiarmente Responsável, certificado atribuído pela Fundação Másfamilia, após uma avaliação das medidas e indicadores que contribuem para a cultura de conciliação nas empresas. A energética portuguesa foi distinguida, pelo quinto ano consecutivo, como uma das empresas mais éticas do mundo. A distinção internacional "The World’s Most Ethical Companies – WME", pelo Ethisphere Institute, reconheceu 131 empresas a nível mundial.

A EDP Comercial foi considerada a melhor empresa de energia, segundo os clientes de
gás natural e de eletricidade, de acordo com os resultados do estudo ECSI Portugal 2016 e foi também distinguida com o prémio Escolha do Consumidor. Os serviços Funciona e Energia Solar da EDP receberam novamente o prémio Cinco Estrelas. A EDP foi considerada, uma vez mais, Marca de Confiança e Marca de Excelência - Superbrands. Foi ainda considerada a Marca portuguesa mais valiosa, de acordo com o ranking da On Strategy/Brand Finance.

Avaliada em 2,15 mil milhões de euros, a EDP é a única Marca portuguesa a integrar a tabela das 550 Marcas globais com maior valor financeiro.

Superbrands TV
EDP
sabia que?

• Com o objetivo de apoiar o ensino de alunos em situação de vulnerabilidade económica e social, a Fundação EDP doou um milhão de euros para a aquisição de cerca de 3000 computadores para escolas públicas portuguesas.

• A EDP pretende abandonar a produção a carvão até 2025 e ser totalmente verde até 2030, antecipando em 20 anos as suas metas de ser neutra em carbono.

• A energia que a EDP produz já tem 81% da sua origem em fontes renováveis.

CATARINA BARRADAS
CATARINA BARRADAS

Diretora de Marca

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