Excelência, qualidade e individualidade – num estilo muito próprio que marca a diferença e define um clássico do Alentejo - são estes os valores reconhecidos pelo público à Marca CARTUXA. A força do nome e a associação positiva ao mesmo, faz com que quem experimente se torne automaticamente num leal consumidor. O vinho, o azeite e o projeto de enoturismo, traduzem igualmente estes mesmos valores.
• A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora. Os seus Estatutos foram redigidos por Vasco Maria Eugénio de Almeida, que a criou em 1963. A primeira fase da vida da Fundação foi marcada pela personalidade desse grande mecenas e filantropo, que assegurou a direção efetiva da Instituição até à sua morte, em 1975. A vocação Institucional da Fundação Eugénio de Almeida concretiza-se nos domínios cultural e educativo, social e espiritual visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável, com especial incidência na região de Évora.
• O Pêra-Manca tinto tem uma edição limitada. Da colheita de 2011 apenas foram engarrafadas 31 mil garrafas. Com esta colheita foi introduzido um selo que garante a autenticidade do vinho.
• O Enoturismo CARTUXA, localizado na Quinta de Valbom, com 60 hectares de vinha em modo de produção biológica, localiza-se numa adega do século XVIII. É nos antigos refeitórios dos monges Cartuxos que estagiam os vinhos de topo em grandes tonéis de madeira de carvalho.
• Reforçando a estratégia da promoção da cidade de Évora e do Alentejo, a Fundação Eugénio de Almeida inaugurou em 2016 uma Enoteca – a Enoteca CARTUXA - onde se faz a perfeita harmonização entre os vinhos da Adega CARTUXA e a gastronomia alentejana. Na loja da Enoteca CARTUXA encontram-se os azeites do Lagar CARTUXA - EA, Álamos e CARTUXA – os vinhos da Adega CARTUXA, mas também presuntos e enchidos que têm origem nos montados da Fundação Eugénio de Almeida.
Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida