Conselho 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011

André Taxa TRANQUILIDADE

Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade Nova de Lisboa e MBA pela Universidade Católica  Tem mais de 15 anos de experiência em áreas de Marketing e Vendas em setores diversificados, tendo passado por empresas como: The Walt Disney Company, Warner Bros, Sony Pictures, Reckitt Benckiser e Ericsson. É atualmente responsável de Marca, Comunicação e Digital da Tranquilidade.

Anita Ferreira Martins JCDecaux

Licenciado em Línguas e Administração pelo Instituto Superior de Linguas e Administração - ISLA.

Iniciou a sua carreira profissional na Lintas, tendo passado depois pela Agência de Meios, Initiative. onde desempenhou a função de Serviço a Clientes.

Em 1995 ingressou nos quadros da JCDecaux como Directora Comercial, tendo a partir de 2008 as funções de CEO do grupo JCDecaux em Portugal. 

Bruno Farias Grande Consumo

Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, foi ainda Student Brand Manager da Red Bull aquando do percurso académico. Com 17 anos de experiência na área Editorial e Jornalismo, passou por outras publicações diárias e mensais antes de se tornar director da revista Grande Consumo, principal publicação para profissionais do mercado de Fast Moving Consumer Goods, cargo que ocupa há já 12 anos.

Carla Sofia Ribeiro Gonçalves PHONE HOUSE

Licenciatura e MBA em Gestão pelo ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, Portugal.

Mais tarde e pela Columbia Business School, NY, USA, faz um Marketing Management Executive Course e um Doutoramento em Marketing pelo ISCTE.

Iniciou a sua carreira profissional na Renova na área Comercial. Mais tarde assume a Direção de Marketing na Económica SGPS (Media Capital).

Em 2004 assume a responsabilidade de Comunicação e Marketing na Fujitsu Siemens Portugal e 2 anos mais tarde é Manager de Comunicação na Sonaecom Fixo (Novis, Telecom S.A.)

Paralelamente foi docente Universitária na Universidade Europeia para as disciplinas de Marketing e Comunicação Empresarial

Depois da experiência em Angola onde esteve aproximadamente 3 anos na Direcção Comercial e de Marketing nas Empresa Inovia e Rocha Monteiro, está desde Março de 2016, na Phone House, como Directora de Marketing.

Cristina Mendonça APOSTAS SOCIAIS

Licenciada em Engenharia Química – Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico e tendo pós-graduações em Gestão e em Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Unilever Portugal, inicialmente na área Desenvolvimento e depois no Marketing alimentar. Além de desenvolver a sua experiência em Marketing no mercado português, assumiu posteriormente funções ao nível europeu na Unilever Global (Holanda).
Integrou depois o Grupo Havas, primeiro como Diretora de Estratégia e Diretora de Serviço a Clientes e posteriormente como Diretora Geral da Havas Media - MPG em Portugal.  
Desde há cerca de 5 anos lidera a Direção de Marketing dos Jogos Santa Casa e, no início deste ano, assumiu a Direção de Marketing da recentemente criada empresa de jogo online - Apostas Socias, que conta com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa como principal acionista.

Filipa Corrêa Mendes UBER

Formada em Gestão da Informação pela NOVA Information Management School e Faculty of Economics da Universidade de Ljubljana, integra a operação da Uber desde o seu lançamento em Portugal em 2014, sendo a primeira pessoa a integrar a equipa locall. Anteriormente, trabalhou em consultoria na Deloitte durante cerca de três anos e desde junho de 2014 tem liderado as operações de marketing da Uber, como Lead Marketing Manager, participando na estratégia global da marca em Portugal e tendo sido responsável pela implementação de iniciativas como o lançamento do UberPOOL, UberICECREAM, a UberTREES e a UberSTAR.

Hugo Faria Johnson & Johnson

Licenciado em Economia, pela Universidade Católica Portuguesa, tem mais de 16 anos de experiência nas áreas de Marketing e Trade Marketing quer em Portugal quer no mercado espanhol. Tendo passado por empresas como a Reckitt Benckiser e a Nestlé, está desde 2007 na Johnson & Johnson onde, após vários anos como responsável de marcas no canal farmácia, ocupa atualmente o cargo de Senior Ativation Manager Skincare.

Hugo Jorge LG

Licenciado em Informática de Gestão, com uma pós-graduação em Serviços Avançados de Telecomunicações e MBA na AESE/IESE, iniciou a sua carreira profissional na área das telecomunicações, onde esteve cerca de 15 anos nas estruturas de Marketing, ligado à área de desenvolvimento e gestão de Produto para os mercados residencial e corporate. Depois da experiência na área de serviços em empresas como a Telecel, Onisolutions e Cabovisão, está à seis anos na LG, empresa de Electrónica de consumo, com a responsabilidade da Direcção de Marketing para todos os segmentos de equipamento comercializados em Portugal, B2C e B2B.

Joana Lacerda NETQUEST

Licenciada em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa, frequentou o último ano na Università degli Studi di Sassari, em Itália, no curso de Ciências Políticas. A sua carreira profissional desenvolveu-se durante 12 anos entre Londres e Buenos Aires onde esteve profundamente envolvida com o crescimento da indústria de estudos de mercado online na América Latina, desde as suas origens. Durante os seus anos em Londres exerceu o cargo de Global Sales & Partnerships Director na Livra. Em 2008 com a compra da empresa pela Ipsos transferiu-se para Buenos Aires onde mais tarde assumiu o cargo de Managing Director da empresa. Actualmente em Lisboa assume a responsabilidade de Country Manager da Netquest Portugal, empresa líder na recolha de dados de opinião e comportamento digital na área dos Estudos de Mercado em Portugal, Espanha e América Latina.

Jorge Magalhães PSA Groupe

Formado em Relações Públicas, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.

Inicia a sua carreira na EMIREC Comunicação, na área Comercial e mais tarde como Diretor de Comunicação.

Inicia o seu percurso na indústria Automóvel na PEUGEOT Portugal, como Diretor Comunicação e Relações Externas e mais tarde como Diretor Comunicação e Relações Institucionais do Grupo PSA Espanha e Portugal (Madrid). Mais tarde assume as mesmas funções na Automóveis CITROËN.

Actualmente no  Grupo PSA Portugal, como Diretor Comunicação e Relações Externas do Grupo PSA Portugal e das marcas Peugeot, Citroën e DS.

Miguel Pina Martins SCIENCE4YOU

Ingressou no Curso de Finanças do ISCTE, terminando em 2007, ano em que ingressou no Mestrado Executivo em Gestão também no ISCTE/INDEG.

Terminado o Mestrado e ingressando no mercado de trabalho, Miguel optou pela Banca de Investimento, estando 6 meses a trabalhar como Analista Financeiro.

A necessidade de ser mais desafiado, de fazer mais e controlar em pleno a sua vida levou-o a pegar no seu projecto final de Mestrado que não tinha ficado esquecido, a “Science4all”. 

Aos 22 anos Miguel candidatou-se ao Capital de Risco do IAPMEI

Durante 9 meses, Miguel fazia sozinho todas as tarefas: o design, o branding, o desenvolvimento dos brinquedos, a gestão das contas, a venda e o envio das encomendas.

Miguel foi distinguido várias vezes e recebeu vários prémios, destaque para: Prémio de Empreendedor do Ano 2010 (Comissão Europeia), Personalidade do ano pela Exame e Condecoração da Presidência da República com a Ordem de Mérito Empresarial, honras adquiridas no ano de 2015. Em 2016 ganha a Revelação do Ano pelos prémios ISCTE.

Miguel tem o sonho de fazer da Science4you uma das maiores empresas de brinquedos do Mundo

Patricia Lourenço TSF/Dinheiro Vivo

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com pós graduação em Marketing Management pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). 

Com cerca de 15 anos de experiência profissional em diferentes áreas da Comunicação e do Marketing, com destaque para a gestão de marcas como a Mega FM (agora Mega Hits) do Grupo Renascença e da SIC e SIC Internacional do Grupo Impresa. É atualmente gestora de marca da TSF, Dinheiro Vivo e Motor 24, marcas do Global Media Group.  

Riccardo Navone IKEA

Italiano, viveu em muitos países antes de chegar a Portugal, em Janeiro de 2016, para assumir a responsabilidade de Director de Marketing da IKEA Portugal.

Tem mais de 25 anos de experiência em áreas de Marketing e Vendas em sectores diversificados, tendo passado por empresas como Unilever, Tupperware e Lavazza.

Susana Coerver PARFOIS

Susana Coerver, de 38 anos, 1 filho de 9 e a número 7 de 10 irmãos é licenciada em RP e Publicidade, com pós-graduações em Marketing Management e Planeamento Estratégico. A sua carreira iniciou-se em 1999, em agências de publicidade nacionais e internacionais em Lisboa e em São Paulo, até que há cerca de 3 anos assumiu o Marketing e Comunicação globais da Parfois, uma marca portuguesa de acessórios de moda presente em mais de 50 países, contando já com mais de 700 lojas. De acordo com artigo recente da Visão, a Parfois é a marca portuguesa de moda com maior representação internacional e a 16ª empresa portuguesa mais internacional.

Tim Vieira Bravegeneration

Filho de pais Portugueses, nasceu em Joanesburgo, África do Sul.
Frequentou a Universidade na África do Sul (UNISA) em Gestão/Administração de Empresas, com a criação do seu próprio negócio não teve oportunidade de terminar a licenciatura, mas dois anos mais tarde consegue completar a Licenciatura na Chicago BOOTH School em Londres.
Em 2001 mudou-se para Angola, onde possui com o seu sócio, um dos mais relevantes grupos de media, que emprega + de 500 colaboradores, e que detém algumas das principais agências (TBWA/Angola, Original/Brands, Multileme, Onmedia).
Tem ainda empresas de media em Moçambique e no Gana.
Actualmente em Portugal é CEO da Bravegeneration e é investidor e sócio em diversas empresas das mais diversas áreas de negócio.  
Em 2015 fica conhecido do público Português, depois de ter participado como investidor na 1ª temporada do programa Shark Tank em Portugal.

Afonso Bacelar Cabido Renault

Licenciado com grau Mestre em Engenharia, pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Marketing pelo ISCTE e em Management pela EMLyon Business School. Com mais de 16 anos de experiência profissional, fundamentalmente nas áreas de Marketing e Vendas do sector automóvel e energético, passou pela PROET e pela EDP. É atualmente Diretor de Marketing da Renault Portugal, tendo ainda passado pela coordenação de Marketing Ibérica da Marca, em Madrid.

Ana Marta Heleno Global Media Group

Licenciada em Gestão e Administração pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira profissional na L'Oreal como gestora de produto. O seu percurso levou-a a passar pela Edimpresa e pelo Grupo Persona, tendo posteriormente assumido funções de Directora de Marketing da Impresa Publishing. Desempenhou durante 5 anos várias funções na Samsung, até ter assumido, em 2015, as funções de Directora de Marketing do Global Media Group.

António Querido O Prego da Peixaria

Licenciado em Gestão pela Uni. de Lisboa e Universitá Degli Studi di Siena, com uma pós-graduação em Dir. de Empresas, pela AESE/IESE. Ao longo da sua carreira profissional desempenhou várias funções em diversas empresas: Gestor de produto no Recheio Cash&Carry; Strategic Buyer no Metro; Commercial Manager na Sonae Distribuição; Dir. de Uni. de Negócio na Sonae MC. É  co- fundador do SEA ME – peixaria moderna, e Managing Partner do SEA ME GROUP – food & hospitality experiences.

Daniel Redondo Licor Beirão

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com especialização em Gestão Internacional pela Faculdade de Economia do Porto e no sector alimentar pela Fundación San Telmo, Sevilha. Lidera, desde 2000, o processo de renovação da Marca Licor Beirão através de campanhas como      “O que é se bebe aqui?”, Caipirão e “Soluções à Portuguesa” com Paulo Futre. Atualmente é Diretor Geral do Licor Beirão e Administrador Executivo da Companhia Espirituosa, distribuidora de referência no setor em Portugal, desde a sua criação desde 2012.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com especialização em Gestão Internacional pela Faculdade de Economia do Porto e no sector alimentar pela Fundación San Telmo, Sevilha. Lidera, desde 2000, o processo de renovação da Marca Licor Beirão através de campanhas como      “O que é se bebe aqui?”, Caipirão e “Soluções à Portuguesa” com Paulo Futre. Atualmente é Diretor Geral do Licor Beirão e Administrador Executivo da Companhia Espirituosa, distribuidora de referência no setor em Portugal, desde a sua criação desde 2012.

Emanuel Proença PRIO

Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pelo IST, com um MBA pelo INSEAD. Foi consultor na The Boston Consulting Group, trabalhou na ES Ventures, foi fundador e CEO da startup de marketing digital iDareYou e CEO da Corticeira Piedade. É agora parte do Conselho de Administração do Grupo Prio Energy, com funções que abrangem, entre outras, a coordenação do Marketing e da frente Digital do grupo.

Inês Condeço FNAC

Licenciada em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, iniciou a sua carreira profissional na Portugal Telecom onde assumiu funções na área da Comunicação Corporativa. Em 2005 deu o salto para o portal SAPO onde desempenhou o cargo de Diretora de Incubação, New Business e Comunicação, tendo sido responsável pela comunicação e gestão da Marca SAPO, social media, content marketing, internacionalização e novos negócios. Mais recentemente, desde março 2016, assumiu o cargo de Diretora de Marketing e Comunicação da Fnac.

João Nuno Pinto SUMOL+COMPAL

Licenciado em Economia pelo ISEG, com uma pós-graduação no INDEG/ISCTE, na área de formação avançada em gestão. Em 1994 inicia a sua vida profissional na TOTAL – Empresa de Petróleos, SA, na área de Marketing. Ingressa no Grupo Sumol em 1998, onde desempenhou funções ligadas à Gestão das Marcas dos vários segmentos de bebidas. Presentemente na SUMOL+COMPAL, tem à sua responsabilidade a Direção de Marketing dos Mercados de Portugal e Espanha.

 

Liliana Rodrigues Recer

Licenciada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP), possui várias pós-graduações nas áreas de Gestão, Marketing e Vendas pela Porto Business School (PBS) e pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Com 18 anos de experiência profissional, maioritariamente na área de publicidade e estratégia na agência BBZ, assume a partir de 2013 a função de Diretora de Marketing da marca Recer sendo hoje administradora da mesma.

Maria Estarreja UNICER

Licenciada em Química Aplicada na FCT-UNL, com uma pós-graduação em Gestão na Uni. Nova de Lisboa. Board Member da Newcoffee e Dir. de Mkt na Unicer S.A., Docente convidada dos programas de Executivos da CATÓLICA-LISBON | Executive Education, Doutoranda na Área de Gestão no ISCTE, tem desenvolvido toda a sua carreira profissional na área de Mkt e Vendas de FMCG em Portugal.  Passou pela Procter & Gamble, Grupo Nutrinveste e na Unicer exerceu ainda o cargo de Dir. de Gestão e Ativação Cervejas Portugal e Dir. de Trade Mkt Global e Desenvolvimento de Categorias.

Marina Ramos RTP +

Miguel Salema Garção APAN

Licenciado em Comunicação Empresarial, com o Programa Direção Empresas da AESE/IESE e uma pós-graduação em Gestão Desportiva pela Escuela Johan Cruyff, frequenta o Executive MBA do INDEG/ISCTE. Iniciou a sua carreira no sector segurador, tendo passado pela empresa A Social e pela AON Gil y Carvajal Corretores de Seguro. Exerceu várias funções no SCP e é atualmente Dir. de Marca e Comunicação nos CTT Correios de Portugal, membro da direção da APCE e da APAN, e membro do Advisory Board do FutureCast Lab do ISCTE.

Nuno Ferreira Pires Pestana

 

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISG, ao longo da sua carreira passou por várias empresas: Procter & Gamble, Compal, Central de Cervejas, MTV Networks Europe, Oni Way e PPG Industries. É administrador não executivo da AMINT Consulting Company, Membro do Board of Directors da Companhia das Obras em Portugal e participa como mentor na PWN (Professional Women Network). É administrador executivo do Pestana Hotel Group com o pelouro de Marketing & Vendas a nível mundial. 
Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISG, ao longo da sua carreira passou por várias empresas: Procter & Gamble, Compal, Central de Cervejas, MTV Networks Europe, Oni Way e PPG Industries. É administrador não executivo da AMINT Consulting Company, Membro do Board of Directors da Companhia das Obras em Portugal e participa como mentor na PWN (Professional Women Network). É administrador executivo do Pestana Hotel Group com o pelouro de Marketing & Vendas a nível mundial. 

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISG, ao longo da sua carreira passou por várias empresas: Procter & Gamble, Compal, Central de Cervejas, MTV Networks Europe, Oni Way e PPG Industries. É administrador não executivo da AMINT Consulting Company, Membro do Board of Directors da Companhia das Obras em Portugal e participa como mentor na PWN (Professional Women Network). É administrador executivo do Pestana Hotel Group com o pelouro de Marketing & Vendas a nível mundial. 

 

Nuno Leite GCI

Licenciado em Jornalismo, com pós-graduações em Comunicação Multimedia e Marketing e com várias formações em gestão de pessoas e negócio. Ao longo da sua carreira profissional passou pela organização e comunicação do TAP Rally de Portugal, pelo Diário de Notícias, O Primeiro de Janeiro, o Edelman, a GCI e a Hill+Knowlton Strategies do Grupo WPP. As experiências sectoriais compreendem áreas como Energia, Saúde, Seguros, Retalho, Indústria, Ambiente ou Transportes.

Rita Lourenço American Express

Licenciada em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, com duas pós-graduações em Management, é Membro da Alta Direção do Millennium bcp e é responsável pelo Negócio de Cartões e Meios de Pagamento do Banco. É também Administradora da VISA® Portugal e do Millennium Teleserviços, SA. Exerceu o seu primeiro cargo executivo no setor financeiro como Diretora Coordenadora da Companhia de Seguros Bonança, da qual se tornou Administradora. Assumiu vários cargos no setor financeiro, dos quais se destacam as de Administradora Executiva do Credibanco, SA., da Luso-Atlântica e da Unilong.

Rita Pinho Branco Montepio

 

Licenciada e Pós-Graduada em Relações Internacionais, Pós-
-Graduada em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática e Mestre em Ciências da Comunicação - Vertente Comunicação Estratégica, é atualmente Diretora de Comunicação da Associação Mutualista Montepio e da Caixa Económica Montepio Geral. Foi distinguida pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa - APCE, como Comunicadora do Ano 2010.

Licenciada e Pós-Graduada em Relações Internacionais, Pós-Graduada em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática e Mestre em Ciências da Comunicação - Vertente Comunicação Estratégica, é atualmente Diretora de Comunicação da Associação Mutualista Montepio e da Caixa Económica Montepio Geral. Foi distinguida pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa - APCE, como Comunicadora do Ano 2010.

 

Sérgio Soares Continente

Ana Clara Martines APAN - Associação Portuguesa de Anunciantes
Ver Vídeo

Licenciada em Comunicação Empresarial  pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM), tem Pós-Graduação em Marketing Management no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Atualmente é diretora de Comunicação Corporate na L´Oréal Portugal onde iniciou a sua carreira no marketing em 2002. É também, Professora na NOVA IMS na disciplina de Marketing na Licenciatura da Gestão de Informação.

 

 

Ana Sofia Vinhas EDP
Ver Vídeo

Licenciada em Relações Internacionais com formação complementar em Estudos Europeus,  Liderança e Direção de Empresas. Foi jornalista na RTP, Diretora de Comunicação da EDP,  sendo actualmente responsável pela área de Patrocínios, Eventos e Responsabilidade Social do Grupo EDP, pela área de Marca Institucional do Grupo EDP e pela Comunicação de Marketing.

António Martins Victor REPSOL
Ver Vídeo

Licenciado em engenharia mecânica pelo IST, completou o curso geral de gestão do ISEE da Universidade do Porto.
A sua carreira profissional foi desenvolvida na Halliburton, Shell e Repsol, tendo trabalhado em Líbia, Emiratos Árabes Unidos, Estados Unidos, Gabão e Angola.
É diretor de Comunicação e Relações Externas da Repsol em Portugal (Atividades de Exploração, Industrial, Comercial e Renováveis).

Erica Torres Silva TEIXEIRA DUARTE
Ver Vídeo

Licenciada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, passou por agências de publicidade como Account Manager e pelo Trade Marketing da Aerosoles. Em 2007 integrou o Grupo Teixeira Duarte como Marketing Manager da área Imobiliária, liderando hoje a Direção Central de Marketing do Grupo com responsabilidades nos setores da Construção, Concessões e Serviços, Imobiliária, Hotelaria, Distribuição e Automóvel em diferentes países.

Joana Shirley ESTÉE LAUDER
Ver Vídeo

Licenciada em Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, com pós-graduação em Comunicação de Negócios pela Harvard University e Programa Executivo do Vassar College.  Integrou o departamento de marketing do ICEP, foi Gestora de Produto na L'Oreal Portugal e integra, desde 1995, a equipa da Estée Lauder, onde desempenha o cargo de Country Manager.

Luís Prata SOCIEDADE CENTRAL DE CERVEJAS
Ver Vídeo

Licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, detém um MBA pela Sloan School of Business no MIT (E.U.A.).Foi Diretor de Marketing da Oni Telecom, e criou em França uma start-up de Internet móvel. Foi Diretor de Unidade de Negócios de Águas e Refrigerantes da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, antes de ser Diretor de Marketing.

Maria Antónia Saldanha SIBS
Ver Vídeo

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa, tem um Mestrado Executivo em Marketing Management pelo INDEG-IUL e o PAGE pela Universidade Católica. Integrou o Grupo SIBS em 2007 tendo sido responsável pelo rebranding da identidade e das marcas SIBS e MULTIBANCO. Anteriormente, foi responsável pela comunicação de marcas como a José Maria da Fonseca, Kellogg’s, B.Braun Medical, Renova e Sonae Indústria. Foi ainda docente no ISCEM e Assessora de Marketing e Comunicação, em regime pro-bono, na IPSS Aldeias de Crianças SOS.

Marina Ramos RTP+
Ver Vídeo

Licenciada em Economia pelo ISEG e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM.

Foi jornalista, editora de Economia da RTP e da TVI e coordenadora do Telejornal durante 20 anos. Em 2008 tornou-se responsável do Marketing Estratégico e Comunicação da RTP, cargo que volta a exercer em 2015.

Moez Sacoor SACOOR BROTHERS
Ver Vídeo

Licenciado em gestão de empresas no ISG,  pós-graduado em Comunicação Integrada de Marketing no ISGF, aluno de Executive Education da Harvard Business School , galardoado com o prémio de Jovem Marketeer do Ano em Marketing de Moda pela Associação dos Profissionais de Marketing, vencedor de um Globo de Ouro para a categoria de Jovem Economista do Ano pela SIC, condecorado com o título de Comendador e também membro do Conselho Editorial da revista Marketeer. 

Nuno Carmo Costa PORSCHE IBÉRICA
Ver Vídeo

Licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo INP, Coordenou o Dep, de Marketing da Gelpeixe, foi Chefe do Departamento de Marketing e Comunicação de Veículos Comerciais  da Mercedes-Benz Portugal, e lidera actualmente o Departamento de Marketing e RP da Porsche Ibérica, de que é Diretor Delegado para Portugal.

Nuno Carvalho A PADARIA PORTUGUESA
Ver Vídeo

Licenciado em Gestão pelo ISEG, com formação complementar pela London School of Economics e pelo Management Accelerate Programme do Insead.   Foi Marketing Manager, District Manager e Diretor de Unidade de Negócios da Jerónimo Martins. É responsável pelo projecto A Padaria Portuguesa desde Setembro de 2010.

Ricardo Valadares MILLENNIUM BCP
Ver Vídeo

Pós-graduado em Gestão de Bancos e Seguradoras pelo ISEG, iniciou a sua atividade profissional em 1990 como jornalista fundador do Público. Em 1997 ingressa no BCP, no Marketing da NovaRede e posteriormente Banco Universitário. Viveu nos Estados Unidos, onde exerceu funções diversas no BPCBank USA. No Canadá desempenhando as funções de CEO do BCPBank Canada. Entre 2007 e 2010 foi responsável pela Direção de Banca Direta do Millennium BCP. Desde então foi Diretor de Marketing do Private Banking e responsável pela operação do BCP em Macau, sendo atualmente o Diretor Coordenador de Comunicação do Millennium bcp.

Rui Oliveira Marques MEIOS & PUBLICIDADE
Ver Vídeo

Licenciado em Comunicação Social pela Universidade do Minho, tem um MBA em Gestão de Marca pelo IPAM. É diretor-adjunto do Meios & Publicidade, principal publicação para profissionais da comunicação e promotor de vários prémios do sector. É ainda autor do livro e blogue “Má Despesa Pública”

Teresa Figueira HILL+KNOWLTON STRATEGIES

Trabalha no mundo da comunicação há 20 anos. Possui uma vasta experiência no desenvolvimento de estratégias de comunicação nos mais diversos sectores da indústria desde a Tecnologia ao Grande Consumo, passando também pelos sectores da Banca, Energético e Petrolífero.  É atualmente Diretora Geral da Hill+Knowlton Strategies em Portugal.

Vanessa Romeu LIDL
Ver Vídeo

Formada pelo Imperial College, Com mais de 15 anos de experiência profissional, passou pela Procter & Gamble na Bélgica e Estados Unidos, tendo regressado a Portugal para trabalhar no Grupo Impresa onde liderou a equipa de Marketing e Publicidade do universo SIC. Participou no desenvolvimento do projeto social SIC Esperança enquanto sua vice-presidente. Atualmente é diretora de comunicação e relações públicas do Lidl Portugal onde também tem a seu cargo a área da responsabilidade social.

Vasco Patrício de Melo Perestrelo TCS/MOP
Ver Vídeo

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, tem formação complementar no curso “Sports, Entertainment & Events Marketing” e “TV Programming” da New York University (NYU).

Foi Vice Presidente Executivo do grupo Euro RSCG Portugal, Administrador Executivo da empresa PT CONTEÚDOS do grupo PORTUGAL TELECOM, fundador e Diretor Geral de Marketing do canal SPORT TV e Diretor de Marketing da BMG (Bertelsmann Music Group) Portugal. É CEO da MOP desde 2008

Ana Paula Moutela GRUPO INDITEX

Licenciada em Contabilidade e Administração, no IMPE, e em Gestão Empresas, no ISOCT. Com formação complementar em Alta Direção Empresarial, pela AESE; em Ética e Responsabilidade Corporativa, pela UCP e, recentemente, em Coaching Executivo e de Equipas, pela EEC. O seu percurso profissional passa por uma Empresa de Construção Civil, uma Empresa de Transportes Marítimos e uma Empresa Internacional de Têxtil. Atualmente desempenha funções de Diretora-geral em Portugal das empresas do Grupo INDITEX. É responsável por 350 lojas, 6 mil colaboradores e uma faturação que ultrapassa 700 milhões de euros. Paralelamente tutela ainda vários projetos na área internacional.

Beatriz Rubio REMAX

Licenciada em Economia e Gestão de Empresas pela Universidade de Saragoza, com um MBA pelo IESE - Universidade de Navarra. 

Começou a sua carreira na Direção Comercial da L’Oréal, em Espanha. Em 1993 vem para Portugal e assume a direção da divisão de perfumes seletivos da Parfum & Beauté. Em 1998 entra para o Grupo Jerónimo Martins, onde assume a direção de compras da insígnia Recheio. Em 2002 integra os quadros da RE/MAX Portugal com os pelouros de marketing e financeiro e em 2009 torna-se CEO da Marca em Portugal. Em 2011 é uma das três finalistas do Prémio Mulher de Negócios da revista Máxima e em 2012 é uma das vinte finalistas do prémio Melhores Gestores de Pessoas.

Carla Vidal Marques MEO

Carla Vidal Marques é licenciada em Ciências da Comunicação com especialização em Marketing e Publicidade na Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões. Em 1999 entrou para o  departamento de marketing da TV Cabo, na PT Multimédia, onde desempenhou as funções de gestora de produto Internet.

Após um ano, foi nomeada diretora de marketing da Marca Sapo. No ano de 2008, com o  lançamento da Marca Meo, foi convidada para liderar a estratégia digital da Marca. Em 2010, assumiu a direção de marketing da Marca Meo, e em 2013 assume também a responsabilidade pela publicidade da Marca para o segmento jovem, a Moche.

Responsável por várias campanhas das Marcas Meo, Sapo e Moche, algumas das quais consideradas como as campanhas de maior notoriedade em Portugal, destaca a campanha de transformação da Marca TMN para MEO como o maior projeto de comunicação da sua carreira.

Cristina Viegas e Costa RTP+

Licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. Fez uma pós- graduação em Direito da Comunicação na Universidade de Coimbra. Ingressou na Unilever em 1987, onde trabalhou em diversos mercados (alimentar e não alimentar), nas áreas de marketing e trade marketing. Em 1994, ingressou na Kraft Jacobs Suchard, grupo Philip Morris, aquando da sua entrada no mercado português, com a responsabilidade da área de marketing. Em 2000 entrou na Onitelecom para coordenar a unidade de negócios do mercado residencial. Atualmente está na RTP como diretora de marketing e comercial.

Filipa RemígIo ARTSANA

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos. pós-graduação em Marketing pelo ISG, Programa Avançado de Gestão para Executivos (37.º PAGE) pela Universidade Católica e Programa de Direção de Empresas (XXI PDE) pelo AESE.

Em outubro de 2012 assume a Direção de Marketing e Comercial da ARTSANA, sendo responsável pela estratégia das quatro Marcas da empresa: Chicco, Control, PIC e Lycia nos diferentes canais de distribuição onde se encontram presentes: Lojas Chicco e retail.

Francisco Viana CGD

Licenciado em Gestão Bancária pelo ISGB, pós-graduado em Curso Avançado de Gestão Bancária pela Universidade Católica e IFB. Iniciou, em 1992, a sua carreira no Grupo Caixa Geral de Depósitos, tendo desempenhado diversos cargos na área comercial. Até 2004, esteve envolvido, e liderou, diversos projetos e agências. Entre 2004 e 2007 esteve ligado a projetos estratégicos e esteve no lançamento do Banco Caixa Geral Brasil, e posteriormente, de 2007 a 2010, foi diretor na Direção de Financiamento Imobiliário, responsável pela área de suporte ao negócio e gestão da carteira. Em 2010, torna-se diretor na Direção de Comunicação e Marca responsável pelas áreas de Publicidade, Responsabilidade Social, Patrocínios e Relações Públicas. Atualmente é diretor central de Comunicação e Marca da CGD desde 2012, responsável por assegurar a consistência da política de comunicação e imagem institucional do Grupo CGD, bem como o desenvolvimento, a promoção e a operacionalização da estratégia de comunicação interna e externa. É membro da direção do ICAP e presidente do Conselho Fiscal da APAN.

Jorge Aguiar Mercedes-Benz

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, tem um Master em International Business Strategies pela Markstrat Boston. Trabalhou em várias empresas como a Arthur Anderson (auditor e consultor), a Warner Lambert (gestor de produto na área Farmacêutica), a Warner Welcome (gestor de produto sénior na área de consumer healthcare), Rover Portugal (brand manager das Marcas Rover, Land-Rover, MINI, MG), MG Rover Portugal (diretor de Marketing, Vendas e Desenvolvimento da rede) e BMW Portugal (diretor de Marketing). Atualmente é diretor de Marketing e Comunicação na Mercedes-Benz Portugal.

José de Lemos Quintela APECOM

Presidente da APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas, em representação da Quintela & Reis Associados, sociedade da qual é sócio-gerente. Tem o DEA - Diploma de Estudos Avançados, pela Universidade Cardenal Herrera-CEU, Valência (Espanha) e o Mestrado em Comunicação Integrada e Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade pelo INP - Instituto Superior de Novas Profissões, instituição de ensino superior de que é Professor desde 1991, sendo também Professor convidado do ISG – Instituto Superior de Gestão. É Vogal do Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal, na vice-presidência para a Comunicação, Marca e Reputação.

João Lobo RFM

Licenciado em Gestão de Marketing pelo IADE e em Engenharia Mecânica pelo ISEL, fez um MBA no ISEG. De 1994 a 2004, desenvolveu a sua atividade no setor da energia, passando pela Castrol, Mobil e BP. Desde 2004 no setor dos media, é responsável pela gestão de marketing e da comunicação do grupo renascença comunicação multimédia, detentor de estações de rádio tais como: Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim, bem como do jornal Online – Página 1.

Manuela Botelho APAN

Licenciada em Organização e Gestão de empresas pelo ISCTE.

Com uma carreira de 25 anos na área do Marketing, desempenhou funções em diversas empresas, especialmente do sector alimentar.

Deu os primeiros passos na Compal e na Ipetex, foi Diretora de Marketing e Comercial da Longa Vida e posteriormente Diretora Comercial da Schweppes Portugal. Após uma rápida passagem pela Agência de Publicidade BBDO, como Diretora de Serviço a Clientes assumiu a Direção-geral da Sociedade Industrial de Aperitivos, ao que se seguiu a constituição e Direção Geral da Cadbury. Posteriormente assumiu o cargo de Directora de Marketing da Sociedade Central de Cervejas, sendo desde 2006 Secretária-geral da APAN.

Maria Inês Simas Figueiredo COCA-COLA

Licenciada em Ciências da Comunicação pela UAL e com uma pós-graduação em Marketing pelo ISG. Durante a sua carreira profissional, que conta já com 20 anos de experiência em Marketing e Comunicação de grande consumo, passou por empresas como a Nutrexpa e a Pescanova. É atualmente Corporate Strategy and Capabilities Manager no departamento ibérico de Public Affairs & Communication da Coca-Cola.

Nádia Reis CONTINENTE

Licenciada em Ciências da Comunicação pela UAL e com uma pós-graduação em Marketing pelo ISG. Durante a sua carreira profissional, que conta já com 20 anos de experiência em Marketing e Comunicação de grande consumo, passou por empresas como a Nutrexpa e a Pescanova. É atualmente Corporate Strategy and Capabilities Manager no departamento ibérico de Public Affairs & Communication da Coca-Cola.

Pankaj Parshotam SAMSUNG

Pankaj Parshotam é pós-graduado em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa. Antes de ingressar na Samsung Portugal como mobile product marketing manager, tendo depois assumido o cargo de head of corporate marketing, esteve seis anos na holandesa TomTom, onde desempenhou as funções de business development e,posteriormente, de marketing manager Portugal, tendo assumido, em 2012, a responsabilidade de vendas e marketing para a América Latina. Antes, desempenhou os cargos de marketing & sales support manager na Hasse Healthcare, tendo iniciado a carreira profissional na DRI, enquanto account manager.

Pedro Dionísio ISCTE-IUL

Doutorado em Gestão, com especialização em Marketing, pelo HEC, em Paris, é Diretor das Pós-Graduações em Marketing Digital e Gestão e Marketing do Desporto, no INDEG ISCTE Executive Education. É ainda Partner na GConsulting e foi coautor de nove livros entre os quais Mercator, Publicitor, b-Mercator Blended Marketing, Tendências de Marketing e Casos de Sucesso em Marketing Desportivo.

Pedro Pimentel CENTROMARCA

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Depois de uma passagem pela Universidade Católica, ingressa em 1995 na Associação da Indústria de Laticínios, primeiro como diretor-geral e depois acumulando com a respetiva presidência. Em 2013 assumiu a direção-geral da Centromarca.

Ana Luisa Fontoura Diretora de Marketing e Comunicação Fnac

Licenciada em Comunicação Social pela UNL/FCSH, iniciou a sua carreira profissional na Ogilvy Portugal e Lowe Lintas.

Posteriormente assumiu a Direção de Serviço a Clientes da OgilvyOne, altura pela qual a agência foi reconhecida como “Agência do Ano - 2006” nos prémios Neurónio e o projeto “Catsan” para a Mars foi distinguido com o grande prémio na categoria de Melhor Trabalho do mesmo concurso. Este projeto foi ainda finalista no Caples 2007 e shortlist no Festival de Cannes do mesmo ano.

Em 2008 passou a ser responsável pela comunicação da Marca McDonald’s em Portugal, como Diretora de Serviço a Clientes na TBWA\Lisboa. Destes 3 anos destaca-se o Grande Prémio Eficácia 2011 pela ativação da Marca no Mundial 2010 com o projeto “Bigmacmaclocobigmac”.

Atualmente, e desde 2011, é Diretora de Marketing e Comunicação da Fnac Portugal.

Eduardo Branco Presidente APAN

Licenciado e Mestre em Engenharia, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, tem ainda um Mestrado em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa. Deu aulas em diversas universidades portuguesas de Engenharia e de Gestão.

Atual Administrador do Centro Corporativo da Portugal Telecom e Diretor de Compras, está na empresa desde 2001, onde antes ocupou os cargos de COO e CEO da empresa PT Sistemas de Informação, Administrador da PT Corporate e Administrador da PT Compras.

Foi Diretor Geral da Tap Portugal e Chairman do Airport Service Board da IATA, vice-presidente do Qualiflier Ground Services e membro do Conselho de Cateringpor.

Foi membro do Conselho de Administração do Grupo Pestana, Presidente da Air Portugal Tours, Board Member do Galileo International, membro do Conselho de Marketing Turístico Português e membro do Conselho de Presidentes da Confederação do Turismo Português.

É atualmente presidente da APAN, Presidente da APCADEC e Tesoureiro do Capítulo Português da AFCEA.

Recebeu os prémios internacionais Lewis E. Spangler da IFPSM (International Federation of Purchasing and Supply Management) e a AFCEA Medal of Merit.

Filipa Roquette Diretora de Comunicação e Gestão de Marca BPI

Formada em Marketing e Publicidade pelo IADE, tem uma pós-graduação em Gestão de Empresas pelo IAE - Instituto de Altos Estudios Empresariales, em Buenos Aires.

Durante 10 anos desempenhou funções na J. Walter Thompson de Portugal, Espanha e Argentina. Foi responsável por Marcas como Mimosa, Denim, Rolex, Bennetton, Scottex, Lipton, Smarties, Kit Kat, Nestum, Trident, Halls, Allianz e BPI, em Lisboa; Kelloggs, em Madrid; e da divisão de Hair Products da Unilever, em Buenos Aires, onde teve ainda a função de Coordenadora Regional para a América Latina. Desde 2000 é Diretora de Comunicação e Gestão da Marca BPI.

 

Gustavo Pereira Diretor de Marketing AUDI

Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e com uma pós-graduação em Marketing PAME, pela Universidade Católica Portuguesa, é atualmente Director de Marketing na Audi, tendo sob a sua responsabilidade as áreas do produto, preços, comunicação e contatos com a imprensa.

Ao longo da sua carreira profissional passou por diversas empresas como a Nestlé, onde integrou um grupo de jovens quadros com elevado potencial de crescimento - os “High Potential Managers"; a Nissan Portugal, onde integrou o grupo das “Key Persons” da empresa; a Santa Fé Associates, onde foi Diretor de New Business e ainda a Winicio, como Diretor de Projetos, entre outras.

 

José Carlos Lourenço Administrador Comercial e Marketing IMPRESA

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), possui ainda uma pós-graduações em Logística de Distribuição e em e-Commerce pelos Instituto Superior de Transportes e pelo ISEG. Possui igualmente formação de Alta Direção pelo Insead. Atualmente é COO na Comissão Executiva do Grupo Impresa para as áreas Comercial e Marketing, com responsabilidades por todas as Marcas do Grupo (incluindo SIC, Expresso, Caras, Visão entre muitas outras).

Iniciou a sua carreira profissional na Arthur Andersen, em 1992, como auditor e consultor. Em 1996 ingressou na divisão portuguesa da multinacional inglesa da área da logística Tibbett & Britten, como Diretor Financeiro, tendo ascendido a Country Manager em 1998 (altura em que passou igualmente a fazer parte do Board Ibérico). Em 1999 transitou para a Vasp, distribuidora de publicações detida pelo Grupo Impresa e pela Cofina (desde 2002, também pela Controlinveste), onde assumiu funções de Diretor Geral durante 9 anos. Em 2008 transferiu-se para o Grupo Impresa, onde desempenhou funções de CEO da Impresa Publishing até 2012, altura desde a qual desempenha as funções atuais.

 

José Mateus Ginó Director Comercial Fundação Eugénio de Almeida

Formado em Engenharia da Produção Agrícola e em Gestão Comercial e Marketing. Mestrando em Viticultura e Enologia.

Iniciou, em 1991, a sua carreira profissional na Comissão Vitivinícola Regional Alentejana onde exerceu funções técnicas na área da vitivinicultura e, mais tarde, de marketing e comunicação dos Vinhos do Alentejo.

Integrou o grupo de trabalho do programa “Ouverture” (Reseau Européen de Tourisme) da Comissão Europeia, que veio a dinamizar as várias Rotas dos Vinhos na Europa.

Foi fundador da Associação dos Jovens Enófilos do Alentejo, à qual presidiu durante os primeiros 6 anos de existência.

Em 1999 ingressou na Fundação Eugénio de Almeida, como Assessor Comercial do Conselho de Administração, e em 2003 assumiu a liderança da Direção Comercial, função que desempenha até hoje.

Leonor Dias Diretora de Marketing ZON

Formada em Gestão na Universidade Católica, fez um MBA em Kellogg (Northwestern University). Ingressou na Boston Consulting Group em 1999 onde trabalhou em vários setores (saúde, energia, banca) em Portugal e no Brasil. Especializou-se em Marketing de telecomunicações, como gestora do segmento residencial na Portugal Telecom. Em 2008 entrou na ZON, onde lançou o ZON Videoclube, coordenou ações de marketing de mais de 120 canais Pay TV e geriu o patrocínio da Liga ZON Sagres. No final de 2011 assumiu a liderança da Direção de Marketing da mesma empresa.

 

Nuno Paisana CEO Pressinform

Finalista da Licenciatura de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, participou no Curso da TSF / Radiojornal.

É atualmente Diretor de Comunicação da Pressinform - Comunicação e Relações Públicas.

Ao longo da sua carreira profissional foi ainda Diretor de Comunicação de várias empresas como a PSO – Comunicação Estratégica, a Image Value e a D&E Weber Shandwick.

Integrou as empresas Media Consulting – Consultores de Comunicação e Imagem, Lda.

e Mediática – Assessoria de Imprensa, SA / Grupo LPM, como Account Sénior. Foi ainda jornalista, redator e assessor de imprensa em diversas empresas, estações de televisão, revistas e publicações.

 

Paula Dias Diretora de Marketing Reebok

Atualmente Brand Marketing & Fitness Specialist da Reebok, foi responsável pela estratégia de implementação das campanhas de marketing de tecnologias de ponta na área de desporto, em que mais recentemente se destacam as inovações Zigtech e Flex.

Tem executado funções de elevada responsabilidade em diferentes áreas de negócio, em que se assinala a sua atuação como responsável de Trade Marketing, como coordenadora de Apparel Merchandising e como diretora do Departamento de Logística de Importação.

Antes recolheu experiência na área dos bens alimentares, numa passagem pela Quest International, no domínio dos ingredientes e aromas para a indústria alimentar.

 

Paulo Campos Costa Diretor de Marca e Comunicação EDP

Licenciado em Direito, Pós-Graduado em Propriedade Intelectual e Direitos de Autor pela Universidade de Lisboa. Em 1988 começa a trabalhar na RTP – Rádio Televisão Portuguesa como Jornalista. Em 2002 integra os quadros da Galp onde é responsável pela comunicação com os media em Portugal e Espanha. Em 2004 integra a Comunicação Corporativa da PT e anteriormente exerceu funções de adjunto de imprensa do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicação do Governo.

Em 2006 ingressa na EDP onde é atualmente Diretor de Marca e Comunicação do Grupo, tendo a coordenação das geografias de Portugal, Espanha, Brasil e Estados Unidos.

 

Pedro Batalha Comissão Diretiva APAP

Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, iniciou a sua atividade profissional na área do Marketing na Procter&Gamble.

Co-fundou a Fullsix Portugal em 2001, agência líder em marketing digital que conta atualmente com mais de 150 colaboradores em Portugal.

Faz parte, desde 2009,  da Direção da APAP – Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing – representando a Direção Digital da mesma associação.

 

Pedro Loureiro Administrador Delegado Grupo Consultores

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Moderna de Lisboa é atualmente Partner e Diretor Geral do Grupo Consultores.

Iniciou a sua atividade profissional na Ernst & Young em 1991 e mais tarde ingressa nas Tecnologias de Informação, primeiro na software house do grupo Compta e mais tarde como Country Channel Manager da Sybase.

Ingressa na AGB Portugal em 1998 como Diretor de Marketing, empresa do grupo AGB, maior fornecedor mundial de dados de audiências televisivas, e em 1999 integra o centro corporativo da AGB em Nidwalden, Suíça, como Special Operations Manager com a responsabilidade de lançar as novas operações do grupo (Eslovénia, Finlândia e Filipinas). Em 2000 assume funções como Marketing Diretor de todo o grupo AGB.

 

Rui Estrela Professor Universitário Universidade Lusófona

Doutorado pela Faculdad de Comunicacion da Universidad Pontifícia de Salamanca. É atualmente Professor associado na ULHT, Diretor da Licenciatura em Comunicação Aplicada (Marketing, Publicidade e Relações Públicas) e Diretor do Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade, na ECATI/ULHT. É ainda investigador do CICANT e Membro do Júri de Ética Publicitária do ICAP. Autor de diversos papers publicados em revistas cientificas internacionais e dos livros “Publicidade no Estado Novo”, Vols I e II, "Simplesmente Comunicando", Lisboa (2004, 2005) e “Introdução à Publicidade”, Edições IPAM, Porto, 2004

Rui Ventura Presidente APPM

Licenciado em Comunicação Social com especialização em Marketing,

Publicidade e Relações Públicas pelo ISCSP, leciona diferentes matérias no IPAM e no ISLA, onde coordena duas pós-graduações de Hospitality Management e Social Media Marketing.

Atualmente Chief Marketing Officer da Sunlover, a sua experiência profissional passou pelo Médio Oriente com a McCann-Erickson, pela MTV onde desempenhou funções de Diretor de Marketing, pela Ogilvy onde foi Diretor Executivo, pelo Sheraton onde foi Diretor de Marketing e pela GCI/Edelman, onde foi responsável pelas áreas de Inovação e Criatividade. Conta ainda na sua experiência com inúmeras participações enquanto orador em conferências e colóquios de Marketing. Em 2006 foi nomeado como personalidade do ano de marketing na área de eventos, pelo seu trabalho nos MTV Music Awards, tendo sido também nomeado para o “Advisory Board” do World Brand Congress.

É desde 2012 o novo Presidente da APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing.

 

Vanessa Silva Diretora de Marketing Pingo Doce

Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa fez uma Pós-graduação em Marketing no ISG e um Acclelarated Management Program no Insead, em Fontainbleau.

Ingressou no Grupo Jerónimo Martins em 1999 como Management Trainee, tendo iniciado a sua carreira na área de marketing de projetos e passando posteriormente para o ambiente de loja Feira Nova.

Em 2001, é convidada a integrar a equipa de lançamento do Banco Best, assumindo funções na área de Marketing. Depois do lançamento deste novo Banco no Mercado, e passados cinco anos, a sua paixão pela Distribuição fê-la voltar à Jerónimo Martins onde, em 2008, assumiu a função de Diretora de Marketing do Pingo Doce, função que desempenhou até Abril deste ano.

Atualmente exerce a função de Head of Internal Social Responsibility & People Communication da Jerónimo Martins, tendo como principais responsabilidades desenvolver uma cultura global e corporativa assente nos Valores e Princípios da empresa.

BEATRIZ IMPERATORI Diretora Geral Centromarca

Licenciada em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, tem a Economia Industrial e Questões de Concorrência e Regulação como áreas de maior estudo e trabalho.
Em 1996 integra o Departamento Financeiro da Cofaco - Comercial e Fabril de Conservas, S.A. como Controller, tendo posteriormente iniciado funções na Centromarca - Associação Portuguesa de Marcas, onde é atualmente Diretora Geral. É ainda Vice-presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

BRUNO ALMEIDA Diretor de Marketing Foods Unilever Jerónimo Martins

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua vida profissional na área de vendas da Unilever Jerónimo Martins.
Esteve na Unilever França entre 2002 e 2007 na função de European Brand Development Director Lipton Ice Tea. De regresso a Portugal, exerceu o cargo de Diretor de Marketing Gelados e Bebidas na Unilever Jerónimo Martins, onde desde 2012, desempenha o cargo de Diretor de Marketing Foods.

CRISTINA AMARO Diretora Editorial Imagens de Marca

Formada em Publicidade & Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, especialização em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduada em Gestão de Imagem pela Universidade Nova de Lisboa e Complutense de Madrid. Ingressou no jornalismo como redatora da revista Exame (1997). Foi posteriormente Sub-editora de Economia do Jornal Euronotícias, Editora da ganhar.net, revista que ajudou a lançar, e fez várias colaborações com as revistas Ideias & Negócios, Prémio e Única, do Jornal Expresso. Em janeiro de 2004 estreou o 1º magazine de informação sobre a área do marketing e da publicidade em Portugal, de que é Autora, Diretora e Apresentadora – Imagens de Marca. Este programa valeu-lhe o prémio de Personalidade Marketing Media 2004 atribuído pela APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing – graças à inovação e pioneirismo deste projeto. Hoje dirige a sua própria empresa de produção de conteúdos na área do audiovisual - olhoazul, Conteúdos com Visão. Em 2012 a olhoazul estreia um novo programa televisivo em emissão na SIC Notícias - "Portugal Marca".

DUARTE ROQUETTE Diretor de Marketing Sovena Portugal

Com experiência profissional de marketing em diferentes setores de atividade onde a dinâmica dos mercados obrigou a diferentes competências e abordagens de gestão, começou a trabalhar em 1998 no Chipre para a Globalteam International Marketing Consultants, essencialmente em projetos trade marketing para a Coca-Cola. Em 1999 ingressa na Jerónimo Martins como responsável pela gestão da categoria de Higiene do Lar do Feira Nova. No final de 2000 integra a equipa da Opel (GM) como responsável pelas Marcas premium de passageiros e mais tarde pela gestão da gama de veículos comerciais. Na Opel lançou o Astra Sport, um comercial desportivo e económico que, rompendo com os standards de mercado, se tornou líder e uma referência no mercado de comerciais ligeiros. Em 2007 entra na Sovena como Senior Brand Manager de Oliveira da Serra, onde reposiciona a Marca e desenvolve a tampa Pop-Up, contribuindo assim para a posição de liderança no mercado Português de Azeite. Mais tarde torna-se responsável pela Direção de Marketing da Sovena para Portugal, abraçando também a categoria dos óleos e a Marca Fula.

JOÃO BRAZ FRADE CEO MyBrand

MBA (UNL), licenciado em Gestão de Empresas (ISCTE) e lecionou marketing na Universidade Católica Portuguesa.
Foi membro do Board of Directors da Wolff Olins UK e Administrador Delegado da Wolff Olins Portugal, sendo responsável pela atividade da empresa em Portugal, Espanha e Brasil. Na sua atividade de Brand Consultant dirigiu grandes projetos de criação e gestão de Marcas para empresas, como Grupo PT (PT, MEO e UZO), EDP, EDP Renováveis, REN, Vivo, OI, Banco Santander, Millennium bcp (Activo Bank), CGD, Unibanco, Soc. Central Cervejas, Urbanos, entre muitas outras. Foi administrador do ICEP com a responsabilidade do marketing, onde iniciou e implementou o programa de identidade para o turismo português, em 1992.
Acumulou uma vasta experiência em estratégia de marketing, planeamento e gestão, nomeada-mente na banca de retalho e produtos de grande consumo. A sua experiência anterior inclui as funções de Diretor Coordenador de Marketing do Banco Espírito Santo, onde geriu o desenvolvimento e implementação da nova identidade e do sistema de merchandising para a rede de agências.

JOÃO DUARTE CEO Young Network

CEO da YoungNetwork desde a sua fundação, no final de 2000, sendo responsável pela criação, crescimento e estratégia de internacionalização de um dos Grupos líder de comunicação em Portugal. A par da gestão do Grupo, que engloba mais de 90 pessoas em Portugal e no estrangeiro, assume funções de consultor de comunicação estratégica e de crise.
Nos últimos anos, tem feito várias formações no estrangeiro, tendo participado nos principais seminários europeus sobre comunicação. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira no Jornal de Negócios, onde foi estagiário, jornalista e editor, entre 1998 e 2000. Nesse último ano, foi também diretor da revista Capital Digital, editada por esse jornal. Atualmente, a gestão do Grupo engloba as seguintes empresas: YoungNetwork Portugal, YoungNetwork Angola, YoungNetwork Moçambique, YoungNetwork Cabo Verde, YoungAd, Youngweb, PressDirecto, Meritor Media Croácia e Meritor Media Macedónia.

JOÃO NOGUEIRA DA SILVA Diretor Marketing Consumer Brands Beiersdorf Portugal

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, é atualmente consultor para as áreas de estratégia de marketing, trade marketing e media.
Durante 20 anos desenvolveu a sua carreira nos canais de bens de Grande Consumo e Farmácia, para os mercados de Higiene Pessoal, Cosmética, Oral e Health Care, Soft Drinks e Cervejas.
Desempenhou a função de Marketing & Trade Marketing Director na Beiersdorf Portugal onde ingressou em 1995 para a gestão de Marcas como a Nivea, Labello, Hansaplast e Harmony.
Como Brand Manager, na Refrigor, iniciou a sua carreira na área de marketing, com a gestão da Marca Heineken em Portugal.
Antes recolheu experiência na área financeira numa passagem pelo BES, na área de análise de projetos de investimento.

MANUELA BOTELHO Secretária Geral APAN

Licenciada em Organização e Gestão de empresas pelo ISCTE, tem uma carreira de 25 anos na área do Marketing. Desempenhou funções de elevada responsabilidade em diversas empresas, especialmente do setor alimentar. Deu os primeiros passos na Compal e na Ipetex entre 1980 e 1984. Foi Diretora de Marketing e Comercial da Longa Vida entre 1986 e  1992 e posteriormente Diretora Comercial da Schweppes Portugal. Após uma rápida passagem pela Agência de Publicidade BBDO como Diretora de Serviço a Clientes assumiu a Direção Geral da Sociedade Industrial de Aperitivos, ao que se seguiu a constituição e Direção Geral da Cadbury Portugal em 1997. Em 2001 assumiu o cargo de Diretora de Marketing da Sociedade Central de Cervejas de onde saiu em 2005. Foi durante esse período ainda membro da Direção da APAN e Presidente da Associação de Merchandising e colaborou no ISCEM como assistente convidada. É atualmente Secretária Geral da APAN.

MARIA JOÃO VIEIRA Diretora Marketeer e Executive Digest

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Francês-Inglês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, começou a sua atividade profissional como Jornalista e Editora nas áreas de Política e Economia no jornal O Comércio do Porto. Ao longo da sua carreira profissional desempenhou diversas funções, nomeadamente Colaboradora nos Cadernos de Management da Revista Prémio, Editora responsável pela revista da companhia aérea Air Luxor, Editora responsável pela revista interna do Grupo José de Mello, Colaboradora da revista Selecções do Reader’s Digest e Editora da Revista Marketeer.
É atualmente Diretora das revistas Marketeer e Executive Digest.

MARTA RUFINO Diretora de Marketing Nobre

Licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, é Diretora de Marketing da Nobre Alimentação, desde julho de 2011. Integrou a companhia em 2004 e, até assumir a direção de Marketing da Companhia, desempenhou funções como Senior Marketing Manager e Gestora de Produto, nas quais foi responsável pelo desenvolvimento de vários projetos de inovação, como a gama de produtos Nobre Naturíssimos, e de comunicação, como a campanha "Uma Causa Nobre". Antes de integrar a Nobre Alimentação, foi Gestora de Produto no Portal de ImobiliárioCasa.Sapo.pt, e geriu e coordenou projetos editoriais de conteúdos online.

MERCEDES BALSEMÃO Presidente SIC Esperança

Licenciada em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, trabalhou na Ibéria e na TAP antes de se dedicar à área social. Foi Presidente da Associação Novo Futuro, é Vice-presidente da Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha e desde 2005 Presidente da SIC Esperança.

PAULA GOMES Diretora de Marketing Fromageries Bel Portugal

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa, tem um MBA pela European University.
Atualmente é Diretora de Marketing da Bel Portugal, empresa líder no mercado de queijo em Portugal, através das Marcas Limiano, Terra Nostra, Pastor, Loreto, A Vaca que ri e Mini- Babybel. Iniciou a sua carreira profissional em 1993 no departamento de marketing da Indústria de Carnes Nobre. Em 1994, entra para a área de vendas da Bel Portugal, passando depois para o marketing como Gestora da Marca Limiano e em 2002 assume a Direção de Marketing.

PEDRO GÂNDARA Diretor de Marketing Corporativo Samsung

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, tem pós-graduação em Relationship Marketing pelo INDEG.
Como Diretor de Marketing Corporativo da Samsung Eletrónica Portuguesa é responsável pela gestão de todas as plataformas de comunicação com o consumidor (marca e produto) e pela construção da Marca em Portugal, definindo objetivos, estratégias e delineamento das ações de comunicação. Destaca-se a opção pelas "Indústrias Criativas" como tema de desenvolvimento da Marca Samsung para o nosso mercado, no âmbito do qual foi criado o "Prémio SIM" e se desenvolveram parcerias relevantes com a sociedade cívil.  Elevada experiência no mercado de Eletrónica de Consumo, conferida pela atual função na Samsung, mas também pelas funções de Product e  Group Product Manager para Portugal e Espanha, na Sony Portugal, onde desempenhou igualmente o papel de responsável de Comunicação e Relações Públicas.

REINALDO CAMPOS Direção Marketing, Estratégia & Business Development CIN

Licenciado em Engenharia Alimentar Escola Superior de Biotecnologia UCP, MBA na UCP Porto e com curso de General Management Program de Harvard Business School.
Com experiência em Consultoria Estratégica e Operacional e mais de 17 anos de experiência em Vendas e Marketing de Produtos de Grande Consumo, na indústria e no retalho, assume em 2007 a Direção Marketing, Estratégia & Business Development do grupo CIN.
No âmbito destas funções é responsável pela definição Marketing Estratégico e Operacional da CIN, Barnices Valentine, Pinturas CIN Canárias (Espanha), colaborando ainda com departamentos de marketing de outras empresas do grupo.

TIAGO CARAPINHA Diretor de Marketing Bebidas Pepsico

Licenciado em Economia pelo ISCTE, iniciou a sua carreira em 2001 na Philip Morris Internacional em Portugal como Marketing & Sales Trainee. Durante sete anos desempenhou várias funções na área de marketing, tendo passado por duas expatriações em Espanha e no Benelux. Quando regressou a Portugal trocou a Philip Morris International pela Kraft Foods e daqui passou para a Sociedade Central de Cervejas, como responsável de Inovação. Atualmente, e desde setembro 2011, é o Responsável de Marketing Bebidas da PepsiCo, tendo sob a sua alçada a gestão do portefolio de bebidas da multinacional em Portugal, entre as quais se contam Marcas como Pepsi, 7UP, Gatorade e Guaraná Antarctica.

Carlos Oliveira Presidente APPM

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, em Lisboa, tem uma pós-graduação em Economia Europeia pela Universidade Católica Portuguesa e um General Management Programme, pelo INSEAD, em Fontainebleau.
É atualmente, e desde 2002, Presidente da APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing e Vice Presidente do Board of Directors da EMC - Confederação Europeia de Marketing, em Bruxelas, desde 2007.
Assume também o cargo de Managing Partner da Next Page, Lda., e é Professor convidado de Marketing e Brand Management, no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão).
O seu percurso profissional passou ainda pela  Crediflash, SFAC, SA (Grupo BES); Banco Espírito Santo; EPPM (Empresa Portuguesa de Publicações e Marketing, SA); Revista Marketeer, entre outros.
Tem diversos artigos publicados em revistas de marketing e negócios e foi orador diversas conferências, em Portugal e no estrangeiro (Bruxelas, Londres, Paris, Amesterdão, Praga, Buenos Aires, Tunes).

 

Cristina Amaro Diretora Editorial Imagens de Marca

Formada em Publicidade & Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, especialização em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduada em Gestão de Imagem pela Universidade Nova de Lisboa e Complutense de Madrid.
Iniciou-se na área da publicidade, como executiva de contas, passou por uma produtora de televisão onde desempenhou funções de gestora de imagem e só mais tarde ingressou no jornalismo como redatora da revista Exame (1997).
Foi posteriormente Sub-Editora de Economia do Jornal Euronotícias, Editora da ganhar.net, revista que ajudou a lançar, e fez várias colaborações com as revistas Ideias & Negócios, Prémio e Única, do Jornal Expresso. Em janeiro de 2004 estreou o 1º magazine de informação sobre a área do marketing e da publicidade em Portugal, de que é autora, Diretora e apresentadora – Imagens de Marca. Este programa valeu-lhe o prémio de Personalidade Marketing Media 2004 atribuído pela APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing – devido à inovação e pioneirismo. Hoje dirige a sua própria empresa de produção de conteúdos na área do audiovisual, a olhoazul Conteúdos com Visão, e prepara novos projetos igualmente inovadores.

Cristina Borges de Carvalho Diretora de Marketing de Comunicação Microsoft

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e com um mestrado em Estudos Anglo-Portugueses, pela Faculdade Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, tirou ainda algumas formações em Portugal e nos Estados Unidos: Virtual Doing Marketing @Microsoft, Kelllog School of Management; Curso de Coaching, ICC/Mindcoach; Negotiation and Decision – Making Strategies, Columbia University Business School; 36º PDE, AESE; Reinventing your Business Strategy, MIT Sloan Management, P.A.G.E. – Programa Avançado de Gestão para Executivos, Universidade Católica, entre outros.
Profissionalmente assume a Direção de Marketing e a Comunicação Institucional do Grupo Shoppings Centres - MDC Multi Development Corporation, em 1997. Passa ainda pela Renault Nissan Portugal e pelo Grupo Mosqueteiros (Intermarché), como Diretora de Marketing e Comunicação. Atualmente e desde 2008 é Marketing Communications & Events Manager da Microsoft Portugal. A nível académico foi professora na European University e no IPES.

Fernando Paula Diretor de Marketing e Comunicação Banif

Licenciado em Direito pela Universidade Internacional, com um MBA em Gestão Internacional pela Universidade Autónoma.
Iniciou a sua carreira na Banca em 1991 no Banco Comercial Português, tendo passado depois pelo Banif e Finibanco, e regressando ao Banif em 2000. Ao longo da sua carreira profissional desempenhou inúmeras funções que vão desde a área comercial ao marketing, passando pela  banca telefónica e internet banking. Foi ainda responsável pela equipa que liderou o processo de Rebrandig do Banif em 2008. Atualmente e desde outubro de 2000 é Diretor de Marketing e Comunicação do Banif S.A. e Group Head of Marketing, Banif SGPS, desde 2007. Ganhou o Prémio Marketeer do ano 2009 - revista Marketeer e é Professor convidado no Executive Master em Marketing Management, no IPAM.

Gustavo Barreto Diretor de Marketing Médis

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira na área comercial de Particulares da Ocidental Seguros. Durante 2 anos exerceu funções de Business Analyst na Eureko b.v. em Amesterdão. Acompanhou e dinamizou projetos e operações de Seguradoras em vários países Europeus. Com experiência na área de Business e Marketing Intelligence, foi responsável pela implementação de aplicações de suporte à decisão e uma extranet para Agentes. Desde 2007 desempenha funções de Diretor de Marketing na Médis.

Hugo Figueiredo Diretor de Marketing Central Optimus

Licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico e com um MBA, pela Universidade Nova de Lisboa. Começou a sua atividade profissional na Triede, passando depois para a Procter & Gamble Portugal, SA., onde desempenhou funções de Brand Manager e Diretor de Marketing. Em 2000 entra no Público S.A., com a responsabilidade de CEO do publico.pt, tendo em 2005 assumido o lugar de Presidente da Direção. É atualmente, e desde 2008, Diretor de Marketing Central da Optimus – Comunicações, SA.

João Duarte CEO YoungNetwork

CEO da YoungNetwork desde a sua fundação, no final de 2000, sendo responsável pela criação, crescimento e estratégia de internacionalização do Grupo líder na comunicação em Portugal. A par da gestão do Grupo, que engloba mais de 90 pessoas em Portugal e no estrangeiro, assume funções de consultor de comunicação estratégica e de crise.
Nos últimos anos, tem feito várias formações no estrangeiro, tendo participado nos principais seminários europeus sobre comunicação. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, começou a carreira no Jornal de Negócios, onde foi estagiário, jornalista e editor, entre 1998 e 2000. Nesse último ano, foi também diretor da revista Capital Digital, editada por esse jornal. Atualmente, a gestão do Grupo engloba as seguintes empresas: YoungNetwork Portugal, YoungNetwork Angola, YoungNetwork Moçambique, YoungNetwork Cabo Verde, YoungAd, Youngweb, PressDirecto, Meritor Media Croácia e Meritor Media Macedónia.

João Miguel Braz Frade Partner MyBrand

MBA (UNL), licenciado em Gestão de Empresas (ISCTE) e lecionou marketing na Universidade Católica Portuguesa.
Foi membro do Board of Directors da Wolff Olins UK e Administrador Delegado da Wolff Olins Portugal, sendo responsável pela atividade da empresa em Portugal, Espanha e Brasil. Na sua atividade de Brand Consultant dirigiu grandes projetos de criação e gestão de marcas para empresas, como Grupo PT (PT, MEO e UZO), EDP, EDP Renováveis, REN, Vivo, OI, Banco Santander, Millennium bcp (Activo Bank), CGD, Unibanco, Soc. Central Cervejas, Urbanos, entre muitas outras. Foi administrador do ICEP com a responsabilidade do marketing, onde iniciou e implementou o programa de identidade para o turismo português, em 1992.
Acumulou uma vasta experiência em estratégia de marketing, planeamento e gestão, nomeada-mente na banca de retalho e produtos de grande consumo. A sua experiência anterior inclui as funções de Diretor Coordenador de Marketing do Banco Espírito Santo, onde geriu o desenvolvimento e implementação da nova identidade e do sistema de merchandising para a rede de agências.

Marco Nanita Diretor de Marketing Delta Cafés

Licenciado em Marketing, Relações Públicas e Publicidade pelo INP e graduado pela Universidade Católica Portuguesa nos Cursos para Executivos de Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Marketing e Inovação na Distribuição.
Iniciou a sua vida profissional na área do entretenimento na empresa Warner Lusomundo Cinemas como Assistant Marketing Manager.
Em 2000, mudou-se para a Peugeot Portugal onde assumiu a função de Técnico de Marketing, e mais tarde, aceitou o desafio de entrar para a área do Advertising colaborando com a agência Domus Comunição.
Desde 2002 na Delta Cafés, iniciou o seu trajeto nesta organização como Gestor de Produto, sendo atualmente Marketing Manager da marca.

Paulo Campos Costa Diretor de Marca e Comunicação EDP

Licenciado em Direito, começa a trabalhar na RTP – Rádio Televisão Portuguesa como Jornalista. Em 2002 integra os quadros da Galp onde é responsável pela comunicação com os media em Portugal e Espanha. Em 2004 integra a Comunicação Corporativa da PT. Em 2005 exerce funções de adjunto de imprensa do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicação.
Em 2006 ingressa na EDP onde é atualmente Diretor de Marca e Comunicação do Grupo tendo a coordenação das geografias de Portugal, Espanha, Brasil e Estados Unidos.

Pedro Diogo Vaz CEO Fischer+Bus

Licenciado em Comunicação Empresarial, com MBA pelo ISCTE (Lisboa) é desde setembro de 2010 CEO da Fischer+Bus, liderando a agência para os mercados de Portugal e Angola, tendo anteriormente desempenhado as funções de CEO da Bus Consulting, desde 2006.
Foi durante 12 anos Quadro da CP - Comboios de Portugal, onde desempenhou diversas funções na área das Relações Públicas, do Marketing Institucional e de Produto, tendo sido responsável pela Marca, bem como pelo lançamento da estratégia digital da empresa, nomeadamente o lançamento da venda on-line.
Foi consultor de diversas organizações, públicas e privadas, nas áreas de Marketing e Comunicação. Orador convidado em workshops e conferências, sendo também professor do Ensino Superior.

Pedro Gândara Diretor de Marketing Corporativo Samsung

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, tem pós-graduação em Relationship Marketing. Como Diretor de Marketing Corporativo da Samsung Eletrónica Portuguesa é responsável pela construção da marca em Portugal, definindo objetivos, estratégia e delineamento das ações para a comunicação da mesma. Elevada experiência no mercado de Eletrónica de Consumo, conferida pelas funções de Product e Group Product Manager, para Portugal e Espanha, na Sony Portugal. Participou no lançamento e implementação de várias novas tecnologias, a última das quais a televisão 3D.

Susana Carvalho CEO J. Walter Thompson

Licenciada em Comunicação Social pela UNL/FCSH, desenvolveu a sua atividade profissional em publicidade nos últimos 27 anos, em diversas agências multinacionais: McCann, Unitros e Park.
CEO da JWT desde 2002, juntou-se à agência em 1990 como diretora de contas. Foi ainda diretora  de uma nova área de marketing e recursos humanos da agência, e em 1998 torna-se diretora de operações e integra a administração. No final desse ano, assume a direção-geral. Integrou a direção do ICAP entre 2005-07 e é presidente da APAP desde 2006. Jurada na 1ª Edição dos Prémios Eficácia 2005, na 1ª edição do Festival de Rádio SPOT (2009), júri dos Prémios Sapo e presidente do júri dos Prémios Neurónio de Marketing Relacional, em 2010.
Em 2007 coordenou o Grupo de Comportamentos Sociais no âmbito do PNAEE a convite da ADENE (ICS, Quercus, Apodemo e APAP). Daí surge o interesse em aprofundar essas matérias e candidata-se em 2009 ao PhD em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, que integra as UL/UNL/UTL, com o apoio da Universidade de East Anglia, UK. Em setembro de 2010 terminou a fase curricular do mesmo.

Suzana Ferreira Diretora de Comunicação CGD

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa em 1986. Pós-graduada em Estudos Europeus e em Direito da Informação e Comércio Eletrónico, com MBA da Universidade Católica Portuguesa e frequência do Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais da mesma Universidade.
Entre 1987 e 1994, é consultora jurídica no Banco de Fomento e Exterior, na Ernst & Young, e, exerce ainda advocacia em escritório próprio. Em 1990, é membro do Conselho Geral da Sociedade Tipográfica e, em 1991, assume a direção da revista Valor. Em 1994 assume funções na Direção de Marketing do BNU. Em 2000, ingressa na Caixa Geral de Depósitos onde assume a Coordenação da área de comércio eletrónico. Em 2003, é Diretora de Marketing com as áreas de gestão estratégica e comunicação e, em 2006, assume a Direção de Comunicação e Marca. Foi também docente no IPAM e no ISEG.

© SUPERBRANDS (UK)